Câmara Municipal de Imperatriz realiza audiência pública sobre o aumento do IPTU

Na última quinta-feira, dia 4 de abril, a Câmara Municipal de Imperatriz foi palco de intensos debates durante uma Audiência Pública convocada pelo vereador Aurélio do PT. O tema central do encontro foi o aumento considerável do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que tem preocupado e causado indignação na população imperatrizense.

Além dos vereadores, a audiência contou com a presença de representantes da Defensoria Pública do Maranhão, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Imperatriz) e da Secretaria da Fazenda do Município. A população também marcou presença e teve a oportunidade de expressar suas preocupações e protestar contra o aumento abusivo do imposto.

A audiência pública foi presidida pelo vereador Aurélio do PT, presidente da Comissão do Consumidor Direitos Humanos e Gênero, após receber diversas reclamações da população com relação ao aumento do imposto. “A população foi pega de surpresa, já que a lei não foi regulamentada. Em alguns casos o aumento chegou a 500 por cento. Como fiscal do povo e como presidente da comissão busco o diálogo para que seja resolvida a questão sem prejuízos para a população”, afirmou o vereador.

Ana Farias que participou da audiência falou em entrevista que “toda a população está sofrendo com esse reajuste exorbitante. O meu IPTU, por exemplo, passou de pouco mais de 220 reais para 1536 reais. Eu não tenho como pagar um aumento nessas proporções”.

“Como resultado da audiência pública vamos abrir uma ação popular na justiça, o Ministério Público do Maranhão e a Defensoria Pública do Maranhão já ingressaram com processo de investigação para saber os motivos do aumento da tarifa do IPTU. Vamos continuar o nosso trabalho!”, finalizou o vereador Aurélio do PT.


crédito da foto: Ascom-Câmara Municipal de Imperatriz