Membros da Academia Imperatrizense de Letras são homenageados na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou uma merecida homenagem na manhã desta terça-feira (28), conferindo a Medalha de Barão de Coroatá aos membros da Academia Imperatrizenses de Letras e servidores da casa, Sr. Ribamar Silva e Tasso Assunção, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados em prol da cultura e educação de nosso município e região. A Mesa Diretora, liderada pelo vereador Alberto Sousa (PDT), conduziu a cerimônia, que foi indicada pelo vereador João Silva (Agir).

JOSÉ RIBAMAR SILVA DE SOUSA, nascido em 8 de setembro de 1956 no povoado Jenipapo, Presidente Dutra, Maranhão, é pedagogo e escritor. Membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), possui mais de vinte obras publicadas, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI) e do Conselho Municipal de Cultura de Imperatriz.

Durante grande parte de sua vida, José Ribamar tem contribuído para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de instituições sociais em Imperatriz, além de participar ativamente da vida política da cidade. Ele já ocupou diversos cargos públicos nas esferas municipal e estadual, e atualmente colabora com a elaboração das atas das sessões da Câmara Municipal de Imperatriz, além de integrar a equipe responsável por pesquisas sobre a memória do Parlamento imperatrizense. 

Com a presença de membros ilustres da Academia João-lisboense de Letras (AJL), fundada em 27 de abril de 2017 na cidade de João Lisboa–MA, também homenagearam Ribamar Silva pela promoção da literatura e da cultura na região de João Lisboa.

TASSO ASSUNÇÃO, escritor imperatrizense e membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, ocupa a cadeira no 14, patroneado por Odolfo Ayres de Medeiros. Tem se destacado como um dos mais relevantes poetas da região. Sua capacidade de transmitir pensamentos de forma concisa e poética o torna único, sendo considerado um filósofo por intuição e estudo. Com obras como “Páginas de silêncio”, “Êxtase” e “Contos do aprendizado”, Tasso tem contribuído significativamente para o cenário literário local.

Além de sua atuação na literatura, Tasso também possui experiência no jornalismo e já ocupou cargos comissionados em Açailândia e Imperatriz. Sua dedicação às letras foi reconhecida pela Academia Maranhense de Letras, que lhe concedeu a Medalha Mérito Literário Graça Aranha em 2022, uma honraria de grande prestígio no Estado do Maranhão.

Atualmente, Tasso Assunção exerce o papel de relator nas sessões ordinárias do Poder Legislativo imperatrizense (desde 2012), contribuindo para a promoção da cultura e da arte na região. Sua trajetória como escritor e filósofo tem sido marcada por sua capacidade de expressão e sua atuação ativa no meio literário local.

Como empreendedor individual, exerce a atividade de consultoria a acadêmicos, escritores, jornalistas, entidades e empresas, na revisão e normalização de projetos, monografias, relatórios, teses, livros, jornais e na elaboração de documentos e textos em geral.

Gidel Sena

Foto: Fábio Barbosa