No dia 16 de julho Imperatriz completa 172 anos, mas a população já vem sendo presenteada com os trabalhos do deputado Josivaldo JP (PSD), que é pré-candidato à prefeitura de Imperatriz. Já foram entregues diversas ruas bloqueteadas, realizadas milhares de cirurgias, destinado laboratório de Computação para o IFMA, e, neste sábado (29), foram realizados 3 mil atendimentos de vista.
Em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, no Templo Central da Assembleia de Deus, foram realizadas consultas, exames, triagens de cirurgias e entrega de óculos de grau em dois programas de Josivaldo JP específico na saúde dos olhos, o Maranhão Zero Catarata e o Um Novo Olhar. “São 3 mil pessoas que estão sendo atendidas nos nossos mutirões. Isto faz parte de um pacote de presentes que preparamos para o aniversário de Imperatriz, e quem recebe é o nosso povo, com políticas públicas”, destacou o deputado e pré-candidato. O Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Sebastião Madeira, estava presente nos mutirões.
O Maranhão Zero Catarata realiza cirurgias de catarata e pterígio, devolvendo a visão à população, especialmente nos idosos. Mais de 14 mil operações já foram realizadas no programa de JP, concedendo independência e dignidade às pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a causa mais frequente de perda de visão reversível no mundo. No Brasil, 48% dos casos de cegueira são pela doença. Já o Um Novo Olhar atende a população com deficiência na visão, realizando exames de vista e, com a necessidade de acerto, recebem óculos com o grau adequado. Cada participante, inclusive, tem a liberdade para escolher o modelo de armação dos seus óculos.
As pessoas atendidas no Templo Central destacavam a “humanidade” de Josivaldo JP. Relatavam a necessidade da cirurgia de catarata para os afazeres domésticos e, por ser cara, evitam sair de casa. Outros também destacavam que sequer tinham condições de realizar exames de vista para a troca dos óculos de grau, o que acarretava em dores de cabeça constantes e dificuldades na costura e no aprendizado escolar. Assim, enfatizaram que JP é “um homem do povo”.
A própria organização dos mutirões no Templo Central propiciou o acolhimento das 3 mil pessoas atendidas e das dezenas de colaboradores com espaço adequado, conforto e segurança. Respeito a todos, independente de religião e ideologia.
Josivaldo JP firma ainda mais seu compromisso pela cidade e pela população na comemoração dos 172 anos de Imperatriz. Por diversas vezes ele já destacou seu amor pela capital da Região Tocantina maranhense e, agora, conquistou mais recursos em Brasília e na capital São Luís para aplicação em Imperatriz. “Esse é um presente especial para o aniversário da nossa querida cidade. Tenho corrido atrás para modificar a realidade de Imperatriz e esse é o meu compromisso e cuidado com o nosso povo”, destacou.