Capacitação faz parte do projeto Tele-UTI Conectada e novas perspectivas de tratamento.
Treinamento realizado nesta terça-feira (02) para equipe multidisciplinar da UTI II do HMI. (Foto: Maria Almeida)
Ministrado pelo pneumologista do Instituto do Coração (Incor) São Paulo, Renato Miranda, o treinamento foi realizado na manhã desta terça-feira (02), na sala do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) e contou com a participação de enfermeiros, médicos, técnicos e fisioterapeutas que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI II) do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI/Socorrão).
A equipe faz parte do projeto Tele-UTI Conectada, e já é treinada periodicamente por profissionais especialistas do instituto referência no Brasil para o tratamento de casos respiratórios graves e ventilação mecânica.
A capacitação tratou sobre manejo da Sepse – uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção -, além da importância do protocolo de manejo da Sepse, detalhando o Checklist: manejo da sepse, manejo da insuficiência respiratória, fluxograma de ventilação não invasiva; protocolo de intubação orotraqueal; protocolo e check list: posicionamento prona.
Durante a capacitação, Renato Miranda detalhou os pontos importantes de cada processo, destacando as medidas a serem tomadas em cada situação, bem como uso de medicamentos e postura que podem ser adotadas para fazer a diferença no tratamento de cada paciente.
Segundo a gerente de Enfermagem do Socorrão, Amanda Carola, esta é terceira etapa de treinamentos. “Hoje estamos sendo treinados in locu, mas já tivemos diversas capacitações virtuais, de forma assíncrona e síncrona. E é uma grade oportunidade poder fazer esta integração com os profissionais de forma presencial, porque além de tirarmos dúvidas relacionadas ao nosso dia a dia, de forma mais calorosa, especializamos e melhoramos o atendimento da nossa equipe” – ressaltou Amanda.
Além deste treinamento, diariamente a equipe multiprofissional da UTI (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) discutem o quadro clínico dos pacientes com os especialistas (cardiologistas e pneumologista) do Incor São Paulo que também têm acesso, por meio da plataforma digital, a todos os parâmetros dos pacientes assistidos pela UTI II do Socorrão, possibilitando novas perspectivas de tratamento.
“Com este suporte, nossa equipe consegue participar de discussões colaborativas de casos complexos entre especialistas de diferentes instituições, recebendo apoio remoto e capacitações continuadas, integrando-se com profissionais de diferentes expertises. Assim, conseguimos padronizar as condutas assistenciais, encontrando soluções para situações complexas, adotando condutas mais adequadas para o tratamento e reduzindo índices de mortalidades/morbidades, o tempo de internação e os custos dos tratamentos”, explicou a diretora do hospital, Jucerlene Sena.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI/Socorrão) faz parte desde março de 2023 do Tele-UTI Conectada – um projeto do Ministério da Saúde em parceria com Incor São Paulo. Com isso, novas condutas passaram a ser discutidas e adotadas, permitindo um tratamento mais assertivo e qualificado para o paciente. Por meio de um sistema integrado equipamentos médicos (monitores da UTI), exames laboratoriais e imagens dos pacientes estão conectados online e dados são coletados e analisados em tempo real pela equipe do Incor São Paulo.