O coronel da Polícia Militar do Tocantins, Deroci Putencio de Sousa, foi preso neste domingo (7) em uma operação da Polícia Civil do Maranhão na zona rural de Fernando Falcão. Sousa, que é militar da reserva e recebe R$ 37.643,96, conforme o Portal de Transparência do Tocantins, é suspeito de integrar uma milícia que operava na região.
A prisão de Sousa ocorreu após denúncias de moradores locais, que relataram a presença de um grupo armado fazendo a segurança de um fazendeiro. Este fazendeiro estaria supostamente ameaçando a população, causando prejuízos aos atuais moradores devido a uma disputa de terras.
Durante a operação, dez pessoas foram presas em flagrante, incluindo policiais penais do Pará, um sargento da PM do Maranhão e o coronel da PM do Tocantins. Sousa teria resistido à prisão. Além do coronel, há outras pessoas do Tocantins entre os presos.
A Polícia Militar do Tocantins informou que recebeu a notícia sobre a prisão do coronel Deroci Putencio de Sousa e aguarda a comunicação formal para se manifestar oficialmente sobre o caso. A defesa do coronel declarou que não irá se manifestar no momento, mas expressou confiança na Justiça e na inocência dos envolvidos.
Este caso levanta preocupações sobre a atuação de milícias e a participação de agentes de segurança pública em atividades ilegais, destacando a necessidade de investigações rigorosas e transparência nas ações das forças de segurança.
A operação da Polícia Civil do Maranhão segue em andamento para apurar todos os detalhes e desmantelar qualquer rede criminosa que possa estar atuando na região. As autoridades reforçam o compromisso de garantir a segurança e os direitos dos moradores de Fernando Falcão e regiões circunvizinhas.
Fonte:Folhadobico