Destruição no paraíso

As escavadeiras estão prestes a passar por cima de um corredor sagrado de vida selvagem localizado nas montanhas do Nepal.

A região é o lar de pandas-vermelhos, ursos-negros-asiáticos e alguns dos últimos leopardos-das-neves do planeta.

Mas, em apenas algumas semanas, companhias hidrelétricas querem dar início à construção de três enormes represas, criando um lago gigante que inundaria o vale e afogaria toda a vida que ele abriga.

As comunidades Indígenas estão resistindo nos tribunais, mas a vitória não é garantida.

Agora, eles têm um plano de emergência: comprar pedaços específicos de terra que impossibilitariam a construção das represas. A ideia é brilhante e, com nossa ajuda, eles podem bloquear as únicas rotas viáveis para novas estradas de acesso às montanhas. Sem estradas, nada mais pode ir adiante.

Nossas doações podem cobrir o depósito de emergência para comprar cada pedaço dessas terras. Isso impediria o avanço das escavadeiras e manteria todo o corredor de vida selvagem protegido – seriam 160 mil hectares de vidas preservadas.

Sabemos que essa tática funciona! Os membros da Avaaz já ajudaram a proteger outros habitats ameaçados dessa forma – obrigado. Agora vamos fazer esse plano funcionar!

Tudo já está planejado e há tempo suficiente antes que as escavadeiras se aproximem. Juntos e juntas, podemos nos unir às comunidades Indígenas para defender esse precioso ecossistema!

Sua doação também apoiará outras campanhas da Avaaz para defender a vida na Terra.

Os leopardos-das-neves enfrentam ameaças de morte a todo momento: megaprojetos de infraestrutura, caça ilegal e a crise climática. O mundo deles está em colapso, encolhendo ano após ano.

Talvez restem apenas 3,5 mil deles na natureza.

Esses novos projetos hidrelétricos seriam como jogar a última pá de cal, represando os magníficos rios Chhujung, Chhunjam e Bakhang, e inundando o gigantesco vale de Lungba Samba.

Os povos locais Lhomi Singsa e Bhote protegem essa terra há séculos. Se esses projetos forem adiante, seus vilarejos, monastérios e modo de vida poderão ir, literalmente, por água abaixo.

Mas, se estivermos juntos e juntas, podemos ajudar a impedir a construção dessas represas. O plano deles é comprar essas terras – lutando pela biodiversidade e pela própria sobrevivência. Isso já funcionou em outras partes do Nepal, mas demanda um recurso que as comunidades locais simplesmente não têm. 

Se arrecadarmos o suficiente, podemos:

  • Comprar terrenos estratégicos no Nepal, registrando-os como oficialmente protegidos, bloqueando o acesso de escavadeiras e apoiando o trabalho jurídico e de comunicação para garantir que as proteções sejam mantidas;
  • Estabelecer parcerias com comunidades Indígenas que estão lutando para defender suas terras em todo o mundo, apoiando-as na resistência contra megaprojetos e protegendo a biodiversidade que ainda resta em nosso mundo;
  • Financiar ações judiciais e campanhas importantes que contestem a apropriação de terras e a dizimação de ecossistemas e bacias hidrográficas; e
  • Pressionar por ações radicais pela biodiversidade e pelo clima, e levar lideranças Indígenas para as principais cúpulas mundiais nos próximos meses.

Nosso movimento apoiou a comunidade Bhote a estabelecer proteções para essa região em 2019, ajudando a criar uma enorme “zona de patrimônio biocultural”. Mas a ganância do Nepal pela energia hidrelétrica só aumentou. Agora, precisamos ajudar a concluir o trabalho e proteger esse lugar para sempre.

Juntos e juntas, podemos ajudar as comunidades Indígenas a preservar suas culturas e proteger um vasto habitat de leopardos-das-neves em um mundo que se transforma tão rápido.

A Avaaz tem orgulho de estar ao lado dos povos Indígenas na luta por justiça, impedindo megaprojetos e invasão de terras da Tanzânia à Amazônia. Somos um movimento de todos os países da Terra: advogados, ativistas, professores, jornalistas, avós. E quando milhões de nós agimos como um só, em todo o planeta, podemos fazer uma diferença enorme no mundo que deixaremos para nossos futuros ancestrais.

Mais informações:

  1. Planos hidrelétricos do Nepal provocam reação apoiada por Leonardo DiCaprio: ‘ataque às nossas terras ancestrais’ (South China Morning Post, em inglês)
  2. A corrida para represar o Himalaia (The New York Times, em inglês)
  3. Com o declínio dos projetos, a era da construção de grandes represas está chegando ao fim (Yale Environment 360, em inglês)
  4. Os animais estão ficando sem lugar para viver (The New York Times, em inglês)