O padre Josimar Campos do Nascimento, teve o exercício do ministério sacerdotal suspenso pela Igreja Católica. A decisão foi tomada após o padre concretizar sua intenção de concorrer ao cargo de prefeito em Nazaré, no Bico do papagaio, onde ele atuava.
A suspensão foi decretada pelo bispo diocesano, Dom Carlos Henrique, após uma série de conversas formais entre ambos, onde foi discutido o posicionamento da Igreja Católica em relação à participação de clérigos na política. Em conformidade com o Cânone 285, § 3º, que determina que “os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que importem a participação no exercício do poder civil”.
O padre havia solicitado oficialmente o afastamento do ministério sacerdotal para concorrer ao cargo de prefeito de Nazaré, apesar de ter sido anunciado pelo bispo diocesano sobre as penas canônicas que poderia enfrentar. Segundo o decreto emitido, Pe. Josimar está agora suspenso de todos os atos de poder, ordem e regime relacionados ao ministério sacerdotal, em conformidade com o Cânone 1333, §1, 1° ao
A suspensão é válida a partir da data de emissão do decreto e permanecerá em vigor por tempo indeterminado.
A candidatura de padre Josimar tem ganhado corpo em meio a sociedade de Nazaré. A reeleição do atual prefeito, Clayton paulo (PSD), ligado ao senador Irajá Abreu (PSD), passou a ser incerta.