Em reunião com Ministro da Agricultura, Deputado JP debate recursos e exportação de pescado

Para tratar de emendas parlamentares e com o objetivo de desburocratizar o registro de exportação de pescado do Maranhão, o Deputado Federal Josivaldo JP (PSD) esteve em reunião nesta quarta-feira (4) com o Ministro Interino da Agricultura (MAPA), Irajá Lacerda. O deputado JP destacou que o estado não possui nenhuma empresa de pescado com registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF), não podendo exportar o produto.

JP informou ao Ministro Irajá e ao Secretário-Executivo Adjunto da Pasta, Cleber Soares, que foi procurado por pescadores maranhenses que querem a obtenção do SIF. No entanto, quando são comunicados da necessidade de adequações, realizam, mas a tramitação é morosa. Diante da situação, muitos deles desistem. 

Sem conseguirem a certificação de Inspeção Federal, resta às organizações de pescadores maranhenses comercializarem o pescado no território local ou vender, pela metade do preço, para as companhias dos estados vizinhos com SIF, que ganham muito mais com o pescado do Maranhão. “O produto do nosso estado está sendo vendido a um preço irrisório”, ressaltou JP. 

O Ministro e o Secretário concordaram com a alegação do deputado e requisitaram averiguação das solicitações de Serviço de Inspeção Federal, assegurando célere retorno do caso.

“Centenas de famílias dependem da pesca e não podemos considerar justificável que, ainda hoje, o Maranhão não tenha nenhuma empresa de pesca apta a comercializar, por burocracia, no mercado internacional. Estou acompanhando e tenho compromisso com essa questão”, destacou o deputado JP.

Também participaram da reunião a Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva do MAPA, Erika Ferraz; o Coordenador-Geral de Trânsito e Fiscalização da Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), José Marcelo; o Coordenador-Geral de Apoio às Superintendências, Raul Amaducci; e o Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Wellington Reis.