Clube do livro de Imperatriz celebra 10 anos de fundação

O grupo de leitura comemorou o marco realizando uma campanha de arrecação de livros

Em 2024, o Clube do Livro de Imperatriz alcançou uma década de existência. Para celebrar a data, o grupo promoveu uma campanha interna de arrecadação de livros para o projeto “Ler Transforma”, idealizado pelo escritor João Marcos, que beneficia alunos da rede municipal.

A comemoração ocorreu em dezembro, na última reunião do ano, onde os membros também debateram a obra Um Corpo Interminável, de Cláudia Lage. “Realizar a doação é nossa forma de compartilhar a alegria da leitura e incentivar o hábito entre os estudantes. As obras vieram do acervo próprio dos membros do clube”, explica Hyana Reis, uma das coordenadoras do Clube do Livro de Imperatriz.

Em atividade desde outubro de 2014, o Clube do Livro soma mais de 100 livros lidos. Além das reuniões mensais, o grupo já promoveu saraus, eventos literários, e possui, ainda, um podcast sobre literatura, o Panelada Verbal.

Em 2025, o Clube do Livro de Imperatriz seguirá firme em sua missão de incentivar a leitura e promover debates literários. O tema escolhido para o próximo ano será “Livros que já sofreram censura”, abordando obras que enfrentaram restrições ou controvérsias ao longo do tempo. Entre os títulos selecionados estão clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, de Marçal Aquino.

“Já selecionamos os doze livros que serão debatidos no próximo ano, e convidamos a todos a participar conosco. Os debates são abertos, e avisamos nas nossas redes sociais, @clubedolivroimp, as datas de cada reunião”, informa Igor Miranda, fundador do Clube do Livro de Imperatriz.