A tão esperada divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio chegou, e com ela, uma explosão de emoções toma conta dos candidatos. Após meses de preparação intensa, ansiedade e expectativa, os estudantes agora têm em mãos a chave para o futuro: suas notas, que foram publicadas na última segunda-feira (13). Com as pontuações em mãos, é hora de traçar novos caminhos. Mas quais são os próximos passos?
É o momento de apostar no curso dos sonhos e, para não errar, identificar suas áreas de interesse e quais são as habilidades naturais que você tem são dicas valiosas. “Escolher uma área de formação de que você realmente goste e com a qual tenha afinidade é primordial. Assim, certamente a motivação para os estudos irá continuar durante a faculdade. Além disso, compare as notas de corte dos cursos dentro do SISU, Prouni ou FIES. Isso ajuda a verificar a chance de ser aprovado. Pesquise sobre o mercado de trabalho do curso escolhido, média salarial, estabilidade da profissão e possibilidades de crescimento também”, orienta o reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Luís Ribeiro.
As notas de avaliação dos cursos de cada instituição ficam disponíveis no portal e-Mec e esse é o primeiro crivo para entender qual foi o seu desempenho nas provas e se é o suficiente para alcançar a vaga no curso escolhido e na própria instituição em que vai estudar pelos próximos 4 ou 5 anos.
E na hora de selecionar a faculdade, a dica é verificar o que a instituição pode te oferecer além da sala de aula e também a estrutura deste local. “Verifique uma instituição que possua práticas educacionais que vão além das aulas tradicionais, instituições capazes de gerar extensão universitária, pesquisa e internacionalização. E, certamente, repare se o lugar oferece uma boa infraestrutura das instalações que podem ajudar na escolha, como os laboratórios, áreas de vivência e localização, fatores de auxílio na decisão”, complementa Luís.
De olho na sua nota e em quais são os seus objetivos acadêmicos daqui para frente, veja o caminho e as opções que você pode seguir:
Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
• Para universidades públicas;
• As inscrições são gratuitas e feitas online;
• Verifique as notas de corte parciais durante o período de inscrição.
ProUni (Programa Universidade para Todos)
• Oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas;
• Necessário atender aos critérios socioeconômicos e ter feito o ENEM sem zerar a redação.
FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)
• Para financiamento de cursos em instituições privadas;
• Avalie as condições de pagamento e juros.
Processos seletivos próprios: • Algumas universidades privadas aceitam a nota do Enem diretamente como parte de seus processos seletivos.