Alunos do curso de Direito da Faculdade Pitágoras

O TEA – Transtorno do Espectro Autista, refere-se a um distúrbio do neurodesenvolvimento a condição de saúde que pode comprometer três áreas: interação social, comportamento e comunicação. Quem tem o TEA pode encontrar dificuldades de domínio da linguagem, ou socialização e desenvolve comportamentos restritivos e repetitivos, além de alteração a estímulos sensoriais.
O autista, para ter o pleno desenvolvimento, precisa do auxílio de terapias realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde como médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Para garantir atendimento em todas essas frentes, há direitos específicos garantidos a pessoas autistas e, pensado nisso, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) de Bacabal, realizou uma série de ações ao longo do mês de abril, para celebrar o Abril Azul.
No dia 02 de abril, aconteceu a 2ª Caminhada Pela Conscientização do Autismo, promovida pela Clínica Lúdica com o apoio do NPJ da Pitágoras, com a OAB, Defensoria Pública e Ministério Público. Duas palestras também ocorreram, sendo elas no Centro de Ensino Professora Maria Casimiro Soares e outra no IEMA- Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Já no dia 23, a ação envolveu os alunos do curso de Direito da Faculdade Pitágoras no Centro de Convivência Social, em Bacabal, para atendimento gratuito à população, esclarecendo dúvidas sobre o direito do autista, uma ação especial para toda a cidade. Para fechar as ações do mês, os alunos do curso promoveram uma entrega de panfletos informativos sobre autismo, em diversos pontos da cidade, na última terça-feira (29).
“Formar, informar e transformar. É assim que construímos um Direito mais acessível, inclusivo e humano. A importância de cada ação teve um viés informativo, para que as pessoas compreendam o que é o autismo, como é a pessoa autista e busquem seus direitos”, salienta a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, Tácita Rios.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Pitágoras oferece atendimento gratuito à população que busca auxílio e informações de cunho jurídico. O serviço é oferecido na Faculdade Pitágoras pelos alunos e professores do curso de Direito.

▬
Camila Souza Crepaldi
Vice-Presidência de Gente, Cultura e Comunicação – Comunicação Institucional