Atividades lúdicas e de segurança marcam participação do Corpo de Bombeiros em evento da Justiça

Fotos Ascom CBMMA 

A participação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) na edição especial do projeto Praça da Justiça e Cidadania, voltada para comunidades indígenas, foi marcada por sucesso e grande adesão das comunidades. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com a Justiça Federal e o Programa Escuta Ativa dos Povos Indígenas, aconteceu entre os dias 12 e 16 de maio e reuniu serviços diversos, oficinas educativas e atividades lúdicas em um só espaço.

Durante a ação, o CBMMA realizou 96 consultas médicas e atendeu centenas de pessoas nas oficinas de atendimento pré-hospitalar e segurança contra incêndios. As crianças também foram protagonistas do evento, participando ativamente das atividades lúdicas oferecidas, como a arte em balões e o manuseio dos equipamentos utilizados pelos bombeiros.

Para o coordenador da equipe de bombeiros no evento, tenente-coronel José Lisboa, a ação foi uma oportunidade de prestar serviços essenciais e também de aprendizado mútuo. “Foi um momento único para estreitarmos os laços com as comunidades indígenas, oferecendo cuidados em saúde, orientações e também vivências divertidas e educativas”, afirmou o tenente-coronel.

Além do impacto direto na vida dos participantes, o evento também proporcionou trocas culturais valiosas. “Aprendemos muito com as comunidades indígenas. Levar nossos serviços até eles e receber esse retorno tão positivo foi extremamente gratificante para toda a corporação. Agradecemos ao Tribunal de Justiça pelo convite e por promover evento tão importante para a construção de uma sociedade mais igualitária, plural e cidadã”, completou Lisboa.