Pesquisador diz que novos referenciais da EAD serão assustadores

“Os novos referenciais da EAD que o MEC vai divulgar na próxima segunda-feira indicam que o Inep vai listar, uma por uma, as competências de uma carreira que cada IES não foi capaz de produzir. E as primeiras simulações com dados existentes são bem assustadoras, até para mim, que leio dados do Inep há 28 anos”, disse hoje (16), em São Paulo, o pesquisador e consultor em gestão acadêmica, design curricular e avaliação do ensino superior, Alexandre Nicolini.

 Nicolini lembrou que a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep está reformulando tudo: “O Enade virou prova de suficiência profissional, a TRI vai guiar uma mudança massiva na classificação relativa das IES e os resultados vão revelar com consistência metodológica o que eu sempre disse: as competências não estão sendo adquiridas pelos estudantes. E esse iceberg vai afundar muita gente”.

 Segundo o pesquisador e consultor, “no meio do drama que se tornou um evento que deveria ser rotineiro – o ajuste das políticas públicas – há tanto desacordo que me parece que não haverá um único vencedor: nem ministro, nem lobistas, nem IES, nem estudantes, tampouco o Brasil”, concluiu.

 Sobre Alexandre Nicolini
 Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de doutorado em Paris IX, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Design Curricular e Avaliação de Aprendizagem, desenvolve metodologias de trabalho e programas de formação para IES que sintetizam sua experiência como pesquisador e orientador no stricto sensu e como gestor acadêmico, inclusive como reitor. Foi também avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).
 Participa da construção das políticas públicas de avaliação do ensino superior desde 1996, tendo orientado com sucesso diversos clientes para alcançar os melhores resultados, além de fazer palestras de renovação e ministrar workshops práticos para dirigentes, coordenadores, professores e estudantes em IES de todas as regiões do Brasil. Em sua atuação, publicou mais de 60 artigos científicos sobre o ensino superior, que geraram mais de 800 referências, cujas referências podem ser consultadas em Link .
 Caso tenha interesse em abordar o tema em uma matéria, contate:

 Ana PurchioConvergência Comunicação Estratégica

Alexandre Nicolini prevê dificuldades para as IES após a publicação do Decreto com as novas regras,