Filme de 2017 cita Papa Leão 14 em cena de morte e gera espanto após nome ser adotado por novo pontífice real.
Longa mexicano ‘O Habitante’ prevê morte fictícia de Papa com o mesmo nome escolhido por novo pontífice real, Leão XIV
O filme de terror mexicano “O Habitante”, lançado em 2017, voltou aos holofotes recentemente por conta de uma curiosa coincidência. Logo nos primeiros minutos do longa, uma manchete fictícia exibe a morte de um papa chamado “Leão 14”. O detalhe intrigante? O atual papa recém-empossado adotou justamente esse nome — Leão XIV — o que levou muitos a interpretarem o filme como uma premonição sinistra.
Embora se trate de uma mera coincidência, a semelhança entre o nome papal usado na ficção e o adotado pelo novo líder da Igreja Católica despertou teorias nas redes sociais, com alguns enxergando no roteiro uma “profecia realizada”.
Enredo sombrio e cena da morte do Papa Leão 14
A morte do papa fictício serve apenas como pano de fundo na narrativa. Em “O Habitante”, três irmãs planejam um assalto a uma luxuosa mansão pertencente a um senador. Mas o que parecia ser um roubo certeiro se transforma em um pesadelo: nos porões da casa, elas descobrem um segredo perturbador, com implicações sobrenaturais e conexões inesperadas com a misteriosa morte papal.
A cena que gerou o burburinho acontece logo no terceiro minuto do filme — antes mesmo do título ser apresentado. Um jornalista relata:
“Segundo os primeiros relatórios emitidos pelo Vaticano, o papa Leão 14 faleceu em decorrência de uma septicemia e de um colapso pulmonar irreversível, razão por que foi internado na semana passada.”
Essa breve menção, com tom jornalístico, bastou para levantar discussões sobre coincidência, destino e simbolismo.
Diretor explica origem do nome e nega intenção profética
Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o diretor uruguaio Guilhermo Amoedo comentou sobre a origem do nome papal utilizado no roteiro:
“Escrevi o roteiro em 2015 e decidi usar elementos de antigas profecias. Pesquisei as visões de São Malaquias, Santa Hildegarda de Bingen e também teorias apócrifas envolvendo antipapas. Dessa mistura, surgiu o nome Leão 14.”
E completa:
“Não considero uma premonição. É mais uma coincidência baseada em estudos de profecias e elementos históricos.”

Disponível na Netflix, o terror ganhou destaque no Brasil
“O Habitante” está atualmente disponível na Netflix, e possui 65% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes. No Brasil, o filme foi exibido em 2017 durante o Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa).
Com a ascensão do verdadeiro Papa Leão XIV em 2025, o nome do longa voltou à tona, reacendendo debates sobre ficção, realidade e simbolismo em tempos de incertezas espirituais e sociais.

Fonte:Folhadestra