Gil Carvalho
Imperatriz – Visando intensificar as ações de combate ao mosquito da dengue, o vereador Antônio José (DEM) solicitou nessa terça-feira (12) providências à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), chefiada pelo advogado Daniel Pereira de Souza, para que deflagrada a denominada “Operação Quintal Limpo” em todos os bairros de Imperatriz.
Segundo ele, a atividade mostra, na prática, como é possível se prevenir contra a dengue vedando as caixas d’água e guardando corretamente objetos que podem servir de criadouro para o mosquito transmissor da doença.
“Os postos e casas de saúde estão lotados de crianças e adultos que foram picados pelo Aedes aegypti que transmite além da dengue, a zika e a chikungunya, sendo necessária uma ação eficaz no combate ao mosquito em Imperatriz, como é o caso da ‘Operação Quintal Limpo’”, justifica ele, que pretende sensibilizar o prefeito Sebastião Madeira para que essa ação seja articulada com a participação de órgãos, instituições e a sociedade civil organizada de Imperatriz.
A vereadora Fátima Avelino (PMDB) entende que cabe ao cidadão zelar pela limpeza de sua residência, principalmente do quintal no sentido de evitar a proliferação do mosquito da dengue. “Pedir ajuda aos órgãos competentes para retirada de entulhos é salutar, mas chegar ao ponto de pedir por meio de indicação para que a dona de casa limpe seu quintal para que não transmita essas doenças é um absurdo!”, questionou.
A vereadora Caetana Frazão (PSB) também comentou sobre a indicação e reconhece que existem pessoas que não cuidam da limpeza do quintal, porém entende que essa é uma questão de conscientização da população. “Nós gostaríamos de sugerir ao colega vereador que modificasse o projeto para que todo lixo retirado dos quintais fossem colocados nas calçadas e recolhido pela prefeitura, pois existem alguns materiais que o serviço de limpeza não leva”, propôs.
Foto: Divulgação
Legenda: Vereador Antônio José solicita “Operação Quintal Limpo” em Imperatriz