Balsas é conhecida em todo o estado do Maranhão como a capital da soja. Sua produção agrícola contribui hoje para que o estado seja hoje o segundo maior produtor de grãos do nordeste, perdendo apenas para a Bahia.
A produtividade e a facilidade de comercialização dada pela logística fazem a região ser considerada como a melhor alternativa de investimentos no setor agrícola do Brasil e um dos melhores mundo. As safras chegam a movimentar do plantio até a colheita volumes extraordinários de recursos e valores para o municipío e o estado.
Ocorre, que toda essa produtividade vem sendo afetada por conta dos abandonos nas estradas que liga a cidade até os principais polos agrícolas.
O abandono na MA-140, também conhecida como Vila Batavo, já ocorre há mais de 10 anos. Apesar de ser uma estrada de grande importância para o escoamento agrícola encontra-se intransitável.
Quem necessita passar sempre pelo local, reclama da dificuldade por falta de uma boa estrada. Alguns motoristas lamentam o fato do Governo do Estado ter iniciado os trabalhos de recuperação e ter abandonado os serviços de asfaltamento.
Com a chegada das chuvas, a situação ficou mais caótica, as pontes também estão com estruturas comprometidas. Ontem uma carreta carregada ficou atravessada na MA, nas proximidades do Povoado Ouro, uma cena triste e lamentável.
É necessário que uma medida de intervenção seja tomada com urgência já que o governador disse na sua página no facebook que as MAs são problemas dele.
Fonte:Luis Cardoso