Capacitação visa melhorar o atendimento à comunidade
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), unidade de Imperatriz, realizou, no último final de semana, o primeiro treinamento de atualização do protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para enfermeiros, técnicos e condutores socorristas das bases descentralizadas. A qualificação foi no auditório da Regional de Saúde e contou com a participação de 14 municípios.
O ensaio abordou, também, motivação da equipe e relação interpessoal. As discussões foram estruturadas em teorias e práticas – com simulação de situações do cotidiano – desde as rotinas internas, às normas que conduzem o atendimento qualificado.
“Nosso foco é melhorar os serviços ao cidadão, por isso, estamos tratando sobre os procedimentos do dia a dia, que englobam o recebimento do pedido de socorro, o deslocamento e o atendimento da ocorrência no local do chamado” – explica o coordenador do SAMU, Alexandro Freitas.
Para o secretário de Saúde, Alair Firmiano, a maior beneficiada com esse treinamento é a sociedade, que passa a ter equipes mais preparadas para urgência e emergência. “O SAMU precisa estar sempre alinhado para atender as diversas situações, e por isso há uma preocupação da Secretaria em ofertar atualizações, tanto para a base de Imperatriz como as descentralizadas. Recebo recomendações diárias do prefeito Assis Ramos no sentido de dar agilidade e qualidade a esse serviço que é de fundamental importância para salvar vidas” – ressaltou.
Participaram, representantes das cidades de Amarante, Açailândia, Buriticupu, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Alto Parnaíba, Grajaú, Itinga, Cidelândia, Barra do Corda, São Pedro da Água Branca, Carolina, Vila Nova dos Martírios e Imperatriz.