O bispo da Diocese de Imperatriz, dom Vilsom Basso, participou da Tribuna Popular na sessão desta quarta-feira (16) para destacar o objetivo e a programação da Semana Nacional da Família. A Igreja Católica no Brasil iniciou as atividades da 26ª edição da semana no último domingo (13), Dia dos Pais. O tema escolhido para este ano é “Família, uma luz para a vida em sociedade”.
Dom Vilsom, que estava acompanhado do coordenador diocesano da Pastoral da Família, Luís Santos, disse que “a família deve ser a inspiração da grande família de Nazaré, Maria, Jesus e José”.
“A família sagrada é a inspiração e a prova de que vale a pena a família, porque o fruto que saiu dali é o filho de Deus, que é a inspiração para todos nós, caminho, verdade e vida. Por isso, fico feliz e emocionado, e agradeço aos senhores e senhoras pela aprovação desse projeto. Que Deus continue protegendo e abençoando nossas famílias”, frisou o bispo.
Ele se referia ao projeto de lei ordinária de autoria do vereador Pedro Gomes (PSC) que institui a Semana Municipal da Família em Imperatriz. A matéria tramita nas comissões técnicas da Casa.
Programação
Os agentes da Pastoral da Família estão promovendo reuniões em família, palestras em escolas e universidades e fazendo doação de sangue.
A programação termina no próximo sábado, com caminhada saindo da Comunidade São José do Egito (Bacuri) até a Catedral de Fátima, no Centro, onde será celebrada missão por dom Vilsom Basso.
A Semana
A Semana Nacional da Família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores são agredidos sistematicamente na sociedade.
A Semana Nacional realiza-se sempre a partir do segundo domingo de agosto, em sintonia com o Dia dos Pais. Trata-se de um momento forte no qual a Pastoral Familiar se articula com as demais pastorais da Igreja para evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.
Texto: Carlos Gaby
Fotos: Fábio Barbosa/Assimp