FUNCIONÁRIOS DE UM SHOPPING PASSAM POR TREINAMENTO PARA ATENDER A PESSOA SURDA

O curso básico de libras tem como objetivo facilitar a comunicação com a comunidade surda de Imperatriz. Acontece nesse sábado e domingo, no Tocantins Shopping
Cerca de 40 funcionários de empresas atuantes no Tocantins Shopping irão passar pelo treinamento de Qualificação de Atendimento em Libras. Ocorre neste sábado e domingo, às 8h. O objetivo é aprimorar a capacidade dos colaboradores para o atendimento a pessoa surda, conforme a Lei nº 13.146, que garante a inclusão da pessoa com deficiência.

 

As lojas envolvidas são: Cine Star, Costa Rio Calçados, Lápis de Cor, Livraria Interativa, Sempre Presente, Fitness Fashion, Miss Biju, Cor Biju e Sushi Yosh. O curso será ministrado pela professora Jaqueline Lima, que desenvolve trabalhos da área na cidade.

 

De acordo com a organização, “o curso é para que os funcionários, principalmente os de setor de lazer, possam conseguir atender as pessoas surdas desfazendo mitos e preconceitos. Dessa forma, além de facilitar a comunicação, vamos conseguir valorizar a cultura do surdo”.

 

O curso primeiramente tem a fase teórica, onde serão discutidas a Lei Brasileira de Inclusão, o que é a linguagem de libras. Logo após, serão aplicados estratégias de comunicação, descrição de pessoas e objetos, diferenças culturais e a libra contextualizada.