Exclusivo! Acabamos de ajudar a salvar uma área do tamanho da Dinamarca na Amazônia! #Avaaz

Brazilian artists, indigenous leaders and activists went to Brazilian Congress to protest against the atrocities made by President Temer and congressmen against the Amazon. The activists handed Rodrigo Maia (Lower House Speaker) and Eunício Oliveira (President of the Senate) over 1.5 million signatures gathered by Greenpeace, 342 Amazônia and Avaaz, demanding the protection of forests and the environment. Representando as vozes de milhões de brasileiros, diversos artistas, lideranças indígenas e ambientalistas foram ao Congresso Nacional protestar contra as atrocidades cometidas pelo governo Temer e por parlamentares contra a Amazônia. O grupo entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, as mais de 1,5 milhão de assinaturas coletadas nas plataformas 342 Amazônia, Greenpeace e Avaaz exigindo a proteção da floresta e do meio ambiente.

Após mobilizarmos mais de 1.8 milhão de membros da Avaaz em todo o mundo, apelos de ativistas indígenas, artistas, deputados, e após causar uma tempestade na imprensa que feriu a credibilidade de Temer, o presidente decidiu revogar o decreto que extinguia a RENCA.


A equipe da Avaaz, líderes indígenas e ONGs entregam 700 mil assinaturas diante de toda a imprensa.

É uma vitória imensa, mas não podemos baixar a guarda: dezenas de projetos de lei que ameaçam a floresta estão encaminhados no Congresso. Nosso movimento está mostrando aos ruralistas que não descansaremos até salvar este milagre vivo que é a Amazônia.

Foi assim que vencemos: depois que Temer anunciou de surpresa a extinção da RENCA, em poucos dias juntamos 500 mil brasileiros em defesa da floresta, criando um dos maiores protestos online pela Amazônia da nossa história.

Então músicos, atores, atrizes, Youtubers e até mesmo a top model Gisele se uniram ao apelo para dizer a Temer: “tire a mão da Amazônia.”


A top model Gisele se uniu ao protesto para proteger a RENCA nas redes sociais

Mas precisávamos que o Congresso nos ouvisse — e então a equipe da Avaaz foi à Brasília DUAS VEZES para entregar 1.5 milhão de assinaturas (com ONGs parceiras, artistas e muita gente bacana).


Artistas entregam mais de 1.5 milhão de assinaturas da Avaaz e do Greenpeace.
 


Artistas se juntam com Avaaz e outras ONGs para entregar a campanha ao presidente da Câmara.

Temer não entendeu de onde veio a pancada! Após o barulho que fizemos em Brasília, sabíamos que o presidente ia para Nova York abrir uma grande conferência da ONU. Levamos nosso apelo mundo afora e nossa petição, já assinada por 900 mil brasileiros, DOBROU quando membros da Avaaz do mundo todo se juntaram ao apelo.

Foi aí que estragamos o jantar de Temer com Trump com um protesto na frente do restaurante com participação de brasileiros, líderes indígenas e membros da Avaaz, tudo diante da imprensa. Enquanto isso, nosso caminhão com um anúncio mostrando a cara de Temer e pedindo o fim da destruição da floresta rodou durante dias pelas ruas de Nova York e no entorno da ONU.


Brasileiros, líderes indígenas e membros da Avaaz protestam contra Temer em Nova York.
 


O caminhão que circulou a zona da ONU enquanto o presidente Temer discursava em Nova York

Cada um de nós é responsável por isso — ao assinar e compartilhar a petição, falar sobre o tema com amigos e muito mais. Por isso, vamos celebrar como chegamos a esta vitória e nos preparar para a próxima.

Essa conquista dá um respiro para a Amazônia, mas os ataques à floresta não param por aqui. Para conquistar proteções permanentes, nosso movimento precisa se unir ainda mais a fim de derrubar os políticos que atacam as florestas nas eleições de 2018. Estaremos prontos… e juntos.