De abril a setembro foram entregues 56 toneladas a mais que o ano anterior.
Reaberto em abril deste ano pela Prefeitura, o Banco de Alimentos de Imperatriz já conseguiu arrecadar e distribuir mais de 89 toneladas de alimentos. Em apenas cinco meses, o Banco superou o exercício de 2016 com o recorde de 88.993,180 quilos reaproveitados e entregues a pessoas de baixa renda, oito vezes mais que o ano anterior.
Mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), o Banco faz reaproveitamento de alimentos que seriam descartados, apesar da boa condição para consumo, fazendo a coleta em empresas parceiras para organizar a distruibuição às famílias e entidades cadastradas.
De acordo com dados do programa, de abril a setembro, foram contempladas 344 famílias em situação de risco social, 87 entidades assistenciais, 62 programas sociais e parceria com 120 instituições. Nos programas “A gente faz cidadania”, o Banco de Alimentos também tem realizando importante papel na distribuição de hortaliças, um dos exemplos, aconteceu no sábado, 30, na Escola Municipal Pedro Abreu, bairro Vila Fiquene.
Os números estão bem acima dos dados de 2016, quando foram registradas 40 parcerias com instituições, assistidas somente 50 famílias, 50 programas sociais, 150 entidades e distribuídas apenas 10.056 toneladas de alimentos. “Estamos felizes com o desempenho do Banco de Alimentos nos primeiros meses da gestão do prefeito Assis Ramos. Vale exaltar o trabalho da nossa equipe, que tem se empenhado em buscar novas parcerias e qualificar ainda mais esse processo de seleção e encaminhamento dos produtos” – destacou Fátima Avelino, secretária Municipal de Desenvolvimento Social.
Através do serviço ofertado, o programa tem como foco reduzir o desperdício de alimentos e combate à fome, oferecendo o complemento à alimentação servida em instituições sociais, entidades filantrópicas, famílias em situação de risco social, entre outros, dentro do conceito de segurança alimentar e nutricional. Conscientizando a população sobre o reaproveitamento de alimentos e promoção da saúde.
“O Banco de Alimentos associa responsabilidade social, compromisso público e solidariedade, elementos fundamentais para o resgate da cidadania da população que não dispõe de renda suficiente para adquirir uma alimentação saudável”, disse Arivânia Matias, coordenadora do Banco de Alimentos.
Em abril a coordenação do Banco de Alimentos lançou a Campanha “Um Pouco Doado, Muito é Valorizado”. Para ser um parceiro basta doar, a qualquer tempo, todo tipo e quantidade de alimentos não perecíveis que estejam em condições plenas e seguras para o consumo humano.
Os interessados devem comparecer ao Banco de Alimentos:
Rua Tancredo Neves, 495, subesquina com a Avenida Pedro Neiva de Santa, setor Entroncamento, ou ligar (99) 99154-7071/ 98136-6559/99162-0426.