“Homens também devem participar”, informa cirurgião oncológico na abertura do Outubro Rosa

Cerimônia contou com a participação de pacientes, médicos e representantes de instituições envolvidas na luta contra o câncer

Apesar de ser uma campanha direcionada para mulheres, o cirurgião oncológico Gumercindo Filho, chama atenção para a participação masculina na luta contra o câncer de mama. “Se nós vemos que mulheres têm dificuldade de procurar os serviços médicos, homens tem uma relutância ainda maior. Isso precisa ser combatido”. O discurso do médico aconteceu no fim da tarde de ontem, 02, na abertura da Campanha Outubro Rosa, nas dependências do Centro de Tratamento do Câncer – Oncoradium.

 

Pacientes, médicos e representantes de instituições que lidam diretamente com os casos de câncer estiveram presentes na abertura. De acordo com Janaina Ramos, presidente da ONG Patrícia Fios de Esperança, que fabrica perucas para mulheres que perderam o cabelo por causa do tratamento, garante que informação é a base da prevenção.

 

“Com o Outubro Rosa nós tentamos levar a informação de que, quando conseguimos diagnosticar logo, conseguimos também um tratamento rápido, e é assim com o câncer de mama. Hoje, na minha gestão, entregamos as quatro primeiras perucas. Para nós é um momento de realização. Enquanto pessoa eu fico feliz em ver essas mulheres com a autoestima reconquistada”, conta Janaina.

 

Ainda segundo o médico Gumercindo Filho, informação é o que não vai faltar nos eventos deste ano. “Em 2017 vamos fazer uma série de ações para alertar a população sobre o câncer de mama, que é uma doença que pode ser diagnosticada na fase inicial, no sentido de apresentar os sintomas das doenças, com o objetivo de incentivar a pessoa a procurarem um especialista”.

 

Cerimônia – A abertura contou com a participação da Casa do Idoso, que fez uma breve apresentação teatral sobre uma senhora que descobriu o câncer de mama e recebeu o apoio das amigas para começar o tratamento.

 

O professor de dança Fabrizzio Facundo, reuniu suas alunas que já passaram pelo tratamento e apresentaram na ocasião uma coreografia da paródia musical “show das poderosas”, da cantora Anitta, levando por meio da dança uma mensagem de prevenção. “Se não fez mamografia, pois é bom fazer. Se já faz mais de um ano tem que refazer. Vamos lutar contra o câncer, nós temos poder. Prevenindo desde o início vai vencer”.

 

A programação do Outubro Rosa continua durante toda essa semana com palestras, atendimento, exames preventivos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Lobão.

 

Outubro Rosa – Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer – Inca, a estimativa é que sejam registrados 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil só em 2017 e, por este motivo, a Campanha Outubro Rosa é desenvolvida em todo o país. Em Imperatriz as ações são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, clínica Oncoradium, Hospital São Rafael, Instituto Amar Mais, Ampare e pela ONG Patrícia Fios de Esperança. Conta ainda com o apoio do Kaick Hair Styli,  Bodin Bike Shop, Instituto Avon e Exército Brasileiro.