Bruno Araújo anunciou a ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida, no Maranhão, e a implantação do programa de regularização fundiária Casa Legal
O gabinete de representação do senador Roberto Rocha (PSDB) em Imperatriz foi palco, na última quinta-feira,19, no início da noite, de uma reunião de trabalho promovida pelo senador com o ministro das cidades Bruno Araújo (PSDB) o senador suplente Lobão Filho (PMDB) e prefeitos da região com o objetivo de solucionar demandas dos municípios naquele ministério. O prefeito de Imperatriz Assis Ramos (PMDB) por exemplo, participou do encontro com secretários e alguns técnicos do governo, assim como o fizera os de Açailândia Juscelino Oliveira, Buritirana, Wagtônio Brandão, Davinopolis, Ivanildo Paiva, São Pedro dos Crentes, Lahesio Rodrigues, e o de Alto Parnaíba Rubens Sussumo Ogasawara.
Os prefeitos e suas equipes foram recebidos um a um pelo ministro, tendo a garantia do encaminhamento dos pleitos. Depois das audiências, já no auditório governador Luíz Rocha, Bruno Araújo, Roberto Rocha e Lobão Filho participaram de uma reunião ampliada com a presença, não só de prefeitos, mas de outros agentes públicos da região.
No encontro Bruno Araújo fez uma radiografia das ações do Ministério desde que assumiu a pasta. Antes, agradeceu o convite do senador Roberto Rocha para vir a Imperatriz; ressaltou a iniciativa dele de descentralizar o gabinete e interiorizar as ações, bem como sua destacada atuação no Senado. O ministro também ressaltou a presença na reunião do senador suplente Lobão Filho
O Ministério das Cidades é responsável por tocar o maior e mais importante programa social do Governo Federal: o Minha Casa, Minha Vida.
Bruno Araújo falou das dificuldades enfrentadas para reogarnizar o ministério, que toca hoje 500 mil unidades habitacionais em todo o País ressaltando que tem tido o cuidado de manter os repasses em dia para garantir o cronograma das obras.
O ministro aproveitou o momento para anunciar a ampliação do Minha Casa Minha Vida, iniciativa do Governo Federal que beneficiará o Maranhão com quase dez mil novas unidades habitacionais.
Outro assunto importante ressaltado pelo ministro é que o Ministério das Cidades vai desenvolver, em âmbito nacional, “ O Programa Casa Legal” que consistirá num esforço conjunto com as Prefeituras, de regularizar as residências no Brasil que não tem documento. Segundo ele, 50% dos imóveis residenciais no Brasil não têm escritura. Bruno Araújo se comprometeu de enviar a Imperatriz técnicos para uma reunião de trabalho sobre esse novo programa do Governo Federal.
O “ Cartão Reforma” , que vai garantir às famílias de baixa renda a reforma de seus imóveis é outro programa, que segundo o ministro, será disponibilizado brevente pelo Ministério das Cidades.
O senador Roberto Rocha e o senador suplente Lobão Filho integraram a comitiva do ministro das cidades Bruno Araújo, que antes de Imperatriz, esteve em Buriticupu para entregar 500 casas do Minha Casa Minha Vida ( final do texto)
ROBERTO ROCHA E MINISTRO BRUNO ARAÚJO INAUGURAM 500 CASAS DO MINHA CASA MINHA VIDA EM BURITICUPU
O senador Roberto Rocha (PSDB) esteve, nesta quinta-feira, 19, no município de Buriticupu, distante 400 quilômetros de São Luís, com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para a entrega de 500 unidades habitacionais do residencial Nova Buriticupu 1, da Caixa Econômica Federal.
A solenidade de entrega foi realizada onde estão situadas as unidades habitacionais, no Bairro Sagrima, na BR 222, a cinco quilômetros do centro da cidade. Participaram do evento o superintendente da Caixa Econômica Federal, Sérgio Penha de Almeida, o prefeito Zé Gomes, de Buriticupu e outras lideranças políticas locais.
Esta foi a segunda etapa de entregas das unidades. Na primeira, foram entregues mil casas, totalizando agora mil e quinhentas moradias . As famílias contempladas com as casas fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e integravam uma parte da população buriticupuense que morava em áreas de risco, possuindo alto índice de vunerabilidade social.
Para a lavradora Luzinete Nunes, contemplada com uma das casas, e que estava há nove anos morando de aluguel, a residência vem como um presente. “Agora, com esse presente de Deus vou poder juntar minha família e cuidar da minha própria casa”, disse emocionada.
O senador Roberto Rocha , que atuou junto ao governo federal para agilizar a entrega das unidades, em seu pronunciamento, citou um diálogo com o ministro em que ele informou que tem programadas mais nove mil unidades para o Maranhão. O parlamentar citou uma preocupação, que é a ausência de escolas em um condomínio com tantas crianças. “ São cerca de oitocentas crianças sem escola somente no primeiro condomínio”, constatou. O senador anunciou que ele, o senador suplente Edison Lobão Filho e o deputado federal Hildo Rocha farão uma unidade para garantir a construção de escolas nos dois empreendimentos. “As familias dos dois condomínios podem ter certeza que estaremos empenhadíssimos em trazer essas escolas para suas crianças”, disse.
Ao se pronunciar, o ministro Bruno Araújo, enfatizou que com a mesma atenção que recebe o governador do estado mais rico do país, recebe e atende os municípios que mais precisam. Ele anunciou que na próxima semana estará entregando os primeiros cartões-reformas para os contemplados do programa Minha Casa Minha Vida do Nordeste. O ministro encerrou sua fala elogiando a unidade dos parlamentares maranhenses para trazer a construção de escolas aos dois condomínios Residencial Nova Buriti 1.
De acordo com o prefeito Zé Gomes, as moradias impactam diretamente na qualidade de vida das famílias contempladas. “Temos agora o compromisso de manter as condições de infraestruturas para essas pessoas, e será no que a minha administração vai se empenhar. Agradeço pelo compromisso dos dois senadores, Roberto Rocha e Edison Lobão Filho, assim como do deputado Hildo Rocha, pelo compromisso de assegurar as escolas para as crianças do residencial”, disse o prefeito.