É impressionante: estamos prestes a derrotar a Monsanto ao tirar do mercado o carro-chefe de seu império bilionário!
Por seis vezes a Europa tentou renovar a licença do glifosato, o pesticida assassino, e seis vezes conseguimos frustrá-los. Agora, tanta gente se opõe a essa ideia que estamos quase conseguindo proibi-lo totalmente.
Temos dias até a votação. Os votos da França e Alemanha serão cruciais: eles suspenderam temporariamente a licença mas estão sob enorme pressão para voltar atrás. As mídias sociais estão lotadas de propagandas pró-glifosato, e a Monsanto está pagando um exército de lobistas para defender seu querido veneno.
Mas temos um plano ainda melhor para superá-los.
A Avaaz conseguiu um acordo para comprar anúncios online nos jornais mais lidos pelos principais tomadores de decisão da UE, o Politico, LeMonde e Spiegel, onde vamos anunciar todo santo dia, até o dia da votação.
Se 40 mil pessoas contribuírem agora, nós poderemos derrotar a Monsanto. Estamos muito perto de tirar esse veneno de nossas comidas de uma vez por todas — doe agora:
Mesmo depois que cientistas renomados afirmaram que o glifosato é provavelmente cancerígeno, a Monsanto tinha como certa a renovação de sua licença. Mas tudo mudou após nossa petição com 2 milhões de assinaturas, milhares de mensagens enviadas aos ministros, pesquisas de opinião, propagandas, apresentações jurídicas e científicas. A imprensa afirmou que nós “isolamos” a Monsanto!
Uma vitória na Europa abalaria a nível global o modelo de negócios da Monsanto! O glifosato é o herbicida mais popular do mundo. Países como Brasil e EUA estão observando de perto a decisão europeia sobre o tema. Se a Europa for a primeira a bani-lo, isso poderá gerar um efeito dominó até que seja proibido no mundo inteiro.
Se doarmos em número suficiente, a Avaaz poderá financiar uma campanha emergencial para derrotar a Monsanto organizando mobilizações urgentes, reuniões com tomadores de decisão e colocar anúncios por toda a imprensa europeia. É incrível o quão perto estamos proibir esse veneno — agora vamos vencer:
Ao contrário de todas as probabilidades, estamos derrotando umas das maiores corporações do mundo. Ano após ano, votação após votação… chegamos perto da última batalha. Vamos todos ajudar e garantir que esse produto químico não nos envenene mais.
Com esperança e determinação,
Oliver, Alice, Allison, Marigona, Camille, Martyna, Ricken e toda equipe da Avaaz
Mais informações:
UE propõe renovação da licença do glifosato por período reduzido (Estado de Minas)
https://www.em.com.br/app/
Adiada votação sobre futuro de herbicida glifosato (EuroNews)
http://pt.euronews.com/2017/
UE adia votação sobre renovação de licença do glifosato (ISTOÉ)
https://istoe.com.br/ue-adia-
Glifosato – golaço contra a Monsanto!!! (Avaaz)
https://secure.avaaz.org/po/
Ambientalistas e indústria mantêm desacordo sobre glifosato, Bruxelas vai votar licença (DN)
https://www.dn.pt/lusa/