Após confirmarem classificação no Troféu Maria Lenk, Leonardo de Deus, Felipe França, Thiago Simon e Brandonn Almeida recebem carinho do time alvinegro.
Dos 30 nadadores até agora confirmados na seleção brasileira de natação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quatro são do Corinthians. Neste sábado, o clube paulista fez uma homenagem aos atletas Leonardo de Deus (200m costas e 200m borboleta), Felipe França (100m peito), Thiago Simon (200m peito) e Brandonn Almeida (400m medley e 1500m livre), além dos técnicos que vão representar o Brasil e o Timão na esperada competição, em agosto. Para celebrar a maior delegação do time em uma edição olímpica, uma bandeira com o símbolo da natação do Corinthians e os arcos olímpicos foi hasteada na plataforma de uma das piscinas do Parque São Jorge, onde ficará até o fim das Olimpíadas.
– A natação do Corinthians é tradicional. Então, os nadadores estarem nas Olimpíadas é a cereja do bolo. O Corinthians há pelo menos oito anos troca de posição entre primeiro e terceiro lugar em todas as categorias. A gente foi recentemente campeão do Troféu Maria Lenk, que é o maior campeonato que tem no Brasil. E essa turma aqui é de peso, turma de tradição, turma olímpica, mas a pontuação vem de muitos outros atletas. A diretoria tem feito um investimento bom também nas categorias de base, e o que a gente espera é que daqui para frente, em relação ao trabalho que vem sendo feito, principalmente na base, ele permaneça. Novas gerações estão vindo, e a gente espera que a nossa natação tenha referência nessa galera aqui – afirmou Carlos Matheus, técnico principal da equipe, que também representará o Brasil no Rio 2016.
Os quatro nadadores confirmaram suas vagas para os Jogos do Rio no Troféu Maria Lenk, segunda e última seletiva olímpica, realizada no mês passado, no Estádio Aquático do Parque Olímpico. O diretor de esportes aquáticos do clube, Oldano Carvalho, destacou a criação de uma boa equipe multidisciplinar como uma das causas para o sucesso do time neste ciclo olímpico.
– Nós trabalhamos os últimos quatro anos de forma muito forte, demandando, além de um grande trabalho, um grande investimento, em que levamos nossos atletas para treinamentos fora do Brasil, treinamentos em altitude. Criamos uma equipe multidisciplinar. Esses trabalhos ao longo dos últimos quatro anos deram estes frutos aqui, que são nossos atletas olímpicos representando o Brasil e o Corinthians nos Jogos Olímpicos.
Depois de estrear nas Olimpíadas de Londres 2012, Leonardo de Deus volta aos Jogos em 2016 com mais chance de brigar por uma medalha. O nadador, que vai disputar os 200m borboleta e 200m costas no Rio, é um dos destaques do time do Corinthians.
– Eu estive em Londres e fui semifinalista. Mas você viver uma Olimpíada dentro do seu próprio país é um evento totalmente diferente. Acho que ajuda a fomentar muito mais o esporte olímpico. A torcida fica muito mais desenvolvida com espírito olímpico, por ser em nosso país. Por ser atleta, a gente se sente muito privilegiado de poder participar de uma Olimpíada no Brasil. Mas, ao mesmo tempo, a gente tem de ter muito controle mental pela pressão que vai ter da torcida, dos familiares. Nossas televisões vão estar todas aqui pertinho da gente. Então estamos de estar todos tranquilos – disse Léo.