Prefeitura de Amarante realiza ação alusiva à campanha Janeiro Branco

Campanha tem o objetivo de divulgar informações e sensibilizar a população para a promoção da saúde mental.
 Na tarde desta terça-feira (30/01), a Prefeitura de Amarante por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no plenário da Câmara de Vereadores, uma oficina para discutir com os profissionais de saúde que atuam no município, e população em geral, questões relacionadas a campanha “Janeiro Branco”, mês dedicado a divulgação de informações e realizações de ações, que buscam sensibilizar a sociedade para promoção da saúde mental. A oficina teve como tema “Quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida”.

 As atividades realizadas durante o evento foram conduzidas pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que durante a programação abordaram o tema através de palestras, apresentação teatral e dinâmicas; que procuraram chamar a atenção de todos os participantes para os cuidados que devemos ter com nossa saúde mental e emocional. Também foram repassadas informações e orientações relacionadas a prevenção, bem como identificar sinais indicativos do problema.
Heryland Duailibe , Secretária de saúde do município ressaltou a importância de se discutir esse tema. “A gente sabe da grandiosidade dessa campanha, então que o momento dessa tarde nos inspire, nos faça assimilar e entender o porquê da importância de cuidarmos da nossa saúde mental e emocional, porque a gente sabe que de nada adianta termos um corpo saudável se a nossa mente não estiver bem”, pontuou a secretária.

O coordenador do CAPS, Ricardo da Silva, enfermeiro especialista em saúde mental, enalteceu o papel da campanha na busca por chamar a atenção da população para um assunto que muitos ainda veem como tabu. “ No nosso dia a dia costumamos nos deparar com certas situações que mexem com nosso emocional , não porque somos da área da saúde que estamos imunes a problemas psicológicos, então essa o janeiro branco tem esse objetivo de fazer com que a gente pare, reflita e analise sobre a necessidade de cuidarmos da nossa saúde mental”, disse Ricardo.
Em sua fala, a psicóloga Marcione Santos, comentou que ainda é muito comum as pessoas encararem com preconceito uma ida ao psicólogo, recusando assim a procurarem ajuda profissional. “Muitas pessoas acham que procurar ajuda psicológica é coisa de gente louca, a campanha “Janeiro Branco”, também busca sensibilizar as pessoas quanto a entenderem o quanto a ajuda desse profissional é importante no processo de tratamento, a gente precisa entender que temos de ter uma mente sã para termos um corpo são”, explicou a psicóloga.
ASCOM/PMA