Um grupo de vereadores de Imperatriz apresentou indicação conjunta solicitando à Prefeitura a construção de um monumento que indique o Marco Zero da cidade. A matéria foi aprovada na sessão desta terça-feira (20). A indicação, originalmente apresentada pelo vereador Arimatheia Ditola (PEN), foi subscrita pelos colegas Adhemar Freitas Júnior (PSC), Fábio Hernandez (PSC), Irmã Telma (Pros) e bebé Taxista (PEN).
Na justificativa, os vereadores usam dados do pesquisador e escritorJosé Herênio de Sousa, membro da academia Imperatrizense de Letras, em que ele demonstra que o ponto exato do início da povoação de Imperatriz, em 1852, por frei Manoel Procópio, é onde se localiza hoje a Praça da Metereologia, em frente ao Hospital da Unimed.
O local “é um dos pontos históricos da cidade, o que justifica, tanto sob o ponto de vista histórico quanto cultural, a criação de um monumento que garanta a preservação da memória da cidade de Imperatriz para as futuras gerações”, argumentam os vereadores.
Os parlamentares querem o envolvimento do maior número possível de cidadãos ma escolha do tipo de monumento a ser erguido no local, “bem como a criação de um concurso direcionado técnicos em arquitetura, arquitetos e engenheiros para apresentação de projetos, dentre os quais será escolhido um por uma comissão chefiada pela Fundação Cultural [de Imperatriz]”.
Na justificativa, os vereadores informam ainda que na Praça da Metereologia existe um espaço de 100 metros quadrados adequado à construção do monumento.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Fábio Barbosa/Assimp