O PLenário da Câmara Municipal de Imperatriz aprovou por unanimidade projeto de lei que institui o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. A matéria, de autoria da vereadora Maura Barroso (Pros), foi aprovada na sessão desta quarta-feira (21).
“A gente precisa ter um dia para discutir, debater, fazer seminário, campanha, sobre essa triste realidade em nosso municípioe em nosso estado. É um dever do Estado, mas também da comunidade combater esse tipo de crime pelo qual centenas e centenas de mulheres morrem pelo simples fato de serem mulheres”, defendeu a vereadora. “Precisamos unir forças, homens e mulheres, para que a gente possa neste dia levantarmos nossas vozes contra essa brutalidade”.
Feminicídio é o homicídio doloso praticado contra a mulher por “razões da condição de sexo feminino”, ou seja, desprezando, menosprezando, desconsiderando a dignidade da vítima enquanto mulher, como se as pessoas do sexo feminino tivessem menos direitos do que as do sexo masculino.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada quatro minutos uma mulher é vítima de agressão; a cada uma hora e meia ocorre um feminicídio; mais de 43 milhões de mulheres foram assassinadas nos últimos 10 anos e estima-se que mais de 13 milhões de mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de agressão de um homem.
Maura Barroso afirma que a instituição do Dia Municipal de Combate ao Feminicídio em Imperatriz é um instrumento de política pública para que o Poder Público crie mecanismos de combate, prevenção e controle de qualquer forma de agressão contra a mulher.
Segundo a vereadora, o Maranhão é o estado que registra o maior número de casos desse tipo de crime. “Houve um aumento de 130% nos casos, Precisamos urgentemente mudar essa triste realidade”, frisou.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Divulgação/Assessoria