O desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa e o padre Francisco Lima Soares são os mais novos cidadãos imperatrizenses. Os dois foram agraciados com a honraria no ano passado e na manhã desta quinta-feira (15) oficialmente receberam os títulos em sessão solene na Câmara Municipal de Imperatriz. Na mesma sessão, o médico Alair Firmiano foi homenageado com uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados à comunidade como secretário municipal de Saúde.
Lourival Serejo foi indicado pelo presidente José Carlos Soares e o padre Francisco Lima pelo vereador Carlos Hermes. A Moção de Aplausos ao secretário Alair Firmiano é indicação do vereador Alberto Sousa (PDT).
Integrantes da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), autoridades civis e militares prestigiaram a homenagem. Os dois novos cidadãos de Imperatriz são também escritores e membros da AIL.
“Esse título confirma o sentimento que sempre tive por Imperatriz. Um sentimento de envolvimento familiar, profissional, intelectual, que cultivei aqui em Imperatriz e levei comigo. Estou emocionado e recompensado com essa homenagem”, declarou o desembargador Lourival Serejo, que nasceu em Viana (MA) e foi titular da 2ª Vara da Família da Comarca de Imperatriz entre 1990 e 1992 e professor de Direito do campus da Universidade Federal do Maranhão, hoje membro do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O padre Francisco Lima disse que recebia a homenagem sem vaidade, mas o reconhecimento o deixava feliz pelo trabalho de evangelização e também como escritor e editor, “ajudando a divulgar a produção literária de Imperatriz”. Padre Francisco nasceu em Araguatins (TO), cursou o ensino médio em Imperatriz e é graduado em Teologia, Filosofia e Ciências Sociais, professor universitário, com especialização em mídia e opinião, editor e diretor da Ethos Editora.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Joãozinho Cézar