Sebrae faz mais de mil atendimentos no 1º dia da 10ª Semana do MEI

A instituição realizou 96 atendimentos por hora no primeiro dia da iniciativa, quando foram realizadas 94 ações nos 51 municípios em que a 10ª Semana do MEI está acontecendo

LEGENDA 1: As palestras, cursos e oficinas oferecidos aos MEIs e potenciais empreendedores durante a 10ª Semana do MEI levaram um grande público aos 54 pontos de atendimento espalhados por 51 cidades maranhenses

Legenda 2: O empresário  Paulo Ricardo Araújo (esq), do segmento de minimercados foi um dos 1200 atendidos na 10ª Semana do MEI  

São Luís – No primeiro dia da 10ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), o Sebrae no Maranhão realizou cerca de 1200 atendimentos individuais para MEIs e potenciais empresários. Isso quer dizer que foram realizados 96 atendimentos por hora nas 51 cidades maranhenses onde o evento está acontecendo.

“Este resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem despertando muito interesse principalmente no interior do estado. Acreditamos superaremos a casa dos 5 mil já na quarta feira”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Escolhemos maio para realizar a Semana porque é o mês limite para que os MEIs façam sua declaração anual de rendimentos e aproveitamos este período não só para alerta-los, mas para ajuda-los e orientá-los a fazer este importante documento”, completou Martins.

Um dos MEIs atendidos durante o evento foi Paulo Ricardo Araújo, que tem um minimercado na Vila Cafeteira. Ele foi ao Sebrae Jaracaty onde uma estrutura especial de atendimento foi montada para tirar dúvidas sobre direitos e deveres do MEI. “Já sou formalizado como MEI, e cheguei aqui com um problema. Fui orientado e estou saindo sabendo que providência tomar”, disse.

SEMANA

A 10ª Semana do MEI acontece até sábado (19), em 51 cidades maranhenses. Na iniciativa estão sendo ofertadas mais de 430 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.

O objetivo do Sebrae é capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre como obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e humanos. “Queremos que orientar o MEI faça mais com menos recursos o que em tempos de crise fará a diferença para sucesso”, disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.

Para este ano, foram programadas 439 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em 159 oficinas, 116 palestras, 22 cursos, 12 seminários, 3 rodadas de negócios, 126 ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de startups – só no primeiro dia foram realizadas 94 ações.

Na capital, estão sendo realizadas ações na sede do Sebrae (no Jaracaty), na unidade regional de São Luís, localizada na Avenida dos Holandeses (centro comercial Windons Open Mall, no Calhau) e nos Núcleos de Atendimento Empresarial da Cohab (próximo ao Terminal da Integração) e do Anjo das Guarda (na ACIB, próximo à praça do Anjo). Nestes locais, estão programadas 45 ações, assim divididos: 20 ações de atendimento e orientação, 11 oficinas, nove palestras, dois seminários, uma rodada de negócios e um encontro de startups.

O MEI é um tipo de pessoa jurídica destinada a formalização de quem trabalha por conta própria. Desde que essa figura jurídica foi criada (pela Lei Complementar 128/2008), já soma 6,8 milhões no Brasil e 82.550 no Maranhão.

Para ser um MEI é necessário faturar até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular; também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.