Aberta programação do Sebrae na 50ª Expoimp

Primeiro dia de capacitações, abordou atividade leiteira, a comercialização do Açaí na região e as linhas de crédito voltadas para o setor rural.


Fotos 1 e 2 / Divulgação: Palestras sobre atividade leiteira, produção de açaí e acesso ao crédito abriram programação de atividades do Sebrae na Expoimp.

Foto 3 / Divulgação: Agricultor Familiar de João Lisboa, Francisco de Assis, foi um dos participantes das palestras sobre acesso ao crédito rural.

A 50ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), começou desde o último sábado (7), no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva. O Sebrae Maranhão, um dos apoiadores do evento, deu início à programação de capacitações nesta segunda-feira (9), por meio do projeto Indústria de Laticínios, juntamente com seus parceiros institucionais.

As atividades foram abertas pelo gerente do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima e a gestora do Agronegócio, Márcia Martins, que enfatizaram as atividades de fomento ao empreendedorismo rural que estarão sendo realizadas, o atendimento ao público rural no stand e as atividades desenvolvidas pela instituição na região.

“Desenvolvemos uma programação com olhar voltado para as necessidades dos empreendedores rurais. Eles terão acesso a inovação e outras informações necessárias para que possam implementar novas práticas que gerem impactos positivos em suas propriedades rurais”, pontuou Maurício Lima.

O auditório Juca Machado recebeu produtores da região Tocantina e Pré-Amazônia, que participaram pela manhã de palestra orientativa voltada para a qualidade do leite, abordando as perspectivas e os avanços da atividade leiteira na região. Em seguida, o diretor técnico da empresa AçaíBras, Márcio de Paulo Dias, falou sobre a importância econômica do açaí e deu destaque para a produção e comercialização na região, em palestra que foi demandada pelos empreendedores rurais.

Márcio em sua explanação, destacou que o Maranhão é o terceiro maior produtor de açaí no país, ficando atrás do Pará e Amapá. Em Imperatriz, são mais de 100 pontos de venda de açaí. As informações geraram interesse de produtores como Nilton Reis, de Buritirana.

“Tinha curiosidade de levantar esses dados de mercado referente ao açaí. A palestra foi muito esclarecedora e veio ao encontro da nossa necessidade de conhecimento sobre o assunto. Preciso integrar minha produção e vejo, agora, o açaí como uma boa alternativa. Agradeço ao Sebrae por ter nos proporcionado o acesso a essas informações”, destaca o empreendedor rural.

Além de Buritirana, participaram produtores e agricultores familiares de João Lisboa, São Pedro da Agua Branca, Itinga, Imperatriz, Açailândia, Montes Altos, Cidelândia, dentre outros.

Acesso ao crédito

Como parte da programação de segunda (9) também foram realizadas palestras com agentes financeiros dos Bancos do Nordeste, do Brasil, da Amazônia e do Sicoob, que apresentaram suas linhas de créditos disponíveis ao setor rural e as respectivas formas de acesso.

“Vim em caravana com minha turma de João Lisboa especialmente para conhecer as linhas de crédito dos bancos e saber como podemos ter esse acesso, a taxa de juros e o que podemos adquirir nesse custeio na área rural. Agradeço por essa oportunidade e a forma como foram estruturadas essas informações com os bancos, pois conhecendo todas, vimos qual é a mais adequada para cada um e como podemos aderir”, afirma o empreendedor rural, Francisco de Assis.

Além de Imperatriz, Buritirana e João Lisboa, participam da programação do Sebrae na 50ª Expoimp produtores e agricultores familiares de São Pedro da Água Branca, Itinga, Açailândia, Montes Altos, Cidelândia e adjacências.

A programação continua nesta quarta (11) pela manhã, no auditório Juca Machado, com uma mostra tecnológica voltada para a pecuária leiteira, que será conduzida pela Uemasul e vai mostrar resultados de trabalhos realizados pelos alunos por meio de projetos de pesquisa.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
Regional Imperatriz