Igrejas, empresas, MP, Defensoria e sociedade civil se juntaram à Prefeitura numa corrente de solidariedade.
De acordo com a coordenação da força-tarefa, as principais necessidades são colchões, lençóis e produtos de higiene pessoal, incluindo fraldas descartáveis (Foto: Divulgação)
São
mais de 500 profissionais, que somados aos voluntários e demais
corporações, dedicam as horas que seriam de descanso na assistência às
quase mil famílias atingidas pela enchente da última sexta-feira, 05.
Com pontos de recebimento de donativos em diversas regiões da cidade, as
secretarias municipais cuidam da logística de entrega das doações.
Atendimento médico e transporte dos pertences dos desabrigados também
estão sendo realizados desde a sexta-feira. Com
o apoio de igrejas, empresas, escolas e associações o Restaurante
Popular distribuiu cerca de 2.500 refeições, ontem e hoje, além de café
da manhã para as famílias do Parque Alvorada I e II, Vila Ipiranga e
Vila Nova.
Na segunda-feira a Secretaria de Saúde vai iniciar a vacinação de todas as pessoas vítimas dessas enchentes, com imunização contra tétano, gripe e febre amarela, além de ações para prevenção de dengue, zika, chikungunhya, como dedetização com o carro fumacê e ações diretas dos agentes de endemias nas casas atingidas pelas águas.
Em outra frente de trabalho, equipes do Meio Ambiente, Infraestrutura e Limpeza Pública realizam reparos iniciais nas vias mais prejudicadas e retirada do lixo acumulado no leito dos riachos. Serviço Cata treco atua no resgate e transporte de mobília, enquanto agentes da Defesa Civil avaliam condições de segurança dos imóveis danificados pela força das águas. Agentes de trânsito controlam fluxo sobre a ponte do Riacho Cacau, na BR 010, com estrutura avariada por erosão.
“Montamos uma central de atendimento na Sedes, de lá todos os colaboradores das demais secretarias saem na distribuição de cestas básicas, roupas e demais acessórios arrecadados para amenizar o sofrimento das famílias. Não há força maior do que a da solidariedade dos imperatrizenses com a qual estamos contando nesse momento, nosso sentimento é de gratidão pela corrente de apoio que se formou em Imperatriz”, agradece o prefeito Assis Ramos.
De acordo com a coordenação da força-tarefa, as principais necessidades são colchões, lençóis e produtos de higiene pessoal, incluindo fraldas descartáveis.