O Hospital São Rafael, conveniado com a Secretaria Estadual de Saúde para oferecer o serviço de oncologia infantil e adulta em Imperatriz, estipulou um prazo de 90 dias para que o governo do Maranhão encaminhe uma solução para atualização dos valores contratuais de prestação de serviços. A informação foi prestada pela diretora do hospital, Mara La Rocque, durante Tribuna Popular na sessão desta terça-feira (25).
“Não podemos mais oferecer um serviço de qualidade, quando nós estamos da própria empresa, de outros serviços da empresa, para tapar o buraco da oncologia”, afirmou a diretora.
Segundo Mara La Rocque, só neste ano o hospital registra um passivo de mais de R$ 2 milhões. “No entanto, não é nosso objetivo abandonar o serviço. Queremos uma saída negociada, queremos continuar prestando o serviço. Em momento algum queremos criar constrangimentos para o governo do estado, porém o hospital é uma empresa e precisa honrar seus compromissos com funcionários e com a manutenção do serviço”, frisou.
A diretora revelou que hoje a demanda é três vezes maior do que a capacidade de atendimento do hospital, que recebe pacientes de toda a região tocantina.
Mara La Rocque pediu o apoio dos vereadores nas negociações através de gestões junto aos deputados estaduais e federais. “Estamos apenas pedindo para que esse reajuste seja feito para continuarmos trabalhando com qualidade e, acima de tudo, melhorarmos o serviço, trazer inovações, trazer tratamento novos para que nossa população não precise sair de Imperatriz para buscar tratamento em outros lugares”.
Serviço continua
O vereador Carlos Hermes disse que o interesse do governo do estado é manter o contrato com o Hospital São Rafael e continuar oferecendo o serviço aos pacientes com câncer de Imperatriz e da região.
“O serviço vai continuar sendo prestado. Tudo deverá se resolver nas negociações. Não há interesse outro que não seja garantir a continuidade do serviço”, ressaltou.
O vereador Ditola Castro, presidente da Comissão de Saúde, informou que a comissão prepara uma série de visitas às unidades de saúde conveniadas ou mantidas diretamente pelo Estado.
“Vamos visitar o Hospital São Rafael. Sabemos que o serviço oferecido tem sido bem avaliado pelos pacientes e seus familiares e vamos ajudar, no que for possível, na resolução desse problema”, afirmou o vereador.
Texto: Carlos Gaby/Assim
Foto: Fábio Barbosa/Assimp