O Programa trata de temas como desperdício, armazenamento e manipulação correta
dos alimentos.
Todo bom maranhense, com certeza, já experimentou o famoso caldo de cana,
comercializado por ambulantes nos centros comerciais de diversas cidades em todo o
estado. Mas, quem diria que a bebida típica poderia ser transformada em um produto
rentável e de potencial aceitação nacionalmente? O empresário bacabalense Marcelo
Almeida viu no tradicional caldo de cana uma grande oportunidade de negócio e
desenvolveu a ideia de vender a bebida envazada em copinhos.
Comercializando o produto em escala industrial desde 2017, recentemente, a empresa
BioCana Brasil deu mais um passo importante ao obter a certificação do Programa
Alimentos Seguros (PAS), que ensina técnicas sobre segurança de alimentos e auxilia
na implantação de boas práticas e do Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos
Críticos de Controle) em negócios da área alimentícia. O programa é uma ação
nacional com parceria do Sistema S (Sebrae, Senac, Sesi, Sesc), Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Para Eduardo Monteiro, gerente da BioCana, a certificação atesta a credibilidade e a
transparência da empresa. “Essa conquista traz mais segurança e confiança para o
consumidor e coloca a empresa no patamar de igualdade com as grandes indústrias.
Nos orgulhamos ao dizer que, das 22 empresas que deram entrada no Maranhão para
o processo de certificação do PAS, fomos os únicos que conseguimos o selo”,
comemorou.
O Sebrae, que é parceiro da BioCana desde 2017, apoiou a empresa na obtenção do
selo, por meio do Sebraetec, programa de orientações especializadas e customizadas
para implementar soluções inovadoras nas empresas, subsidiando até 80% dos custos
do projeto. “O suporte do Sebrae foi de extrema importância para nós. Arcamos
apenas com 30% dos custos da consultoria que nos deu toda a orientação necessária”,
ressaltou Eduardo.
Além deste último apoio via Sebraetec, a BioCana já fez uso de outros serviços do
Sebrae, como o Comércio Brasil, que aproxima empresas de micro e pequeno porte a
empresas âncoras, promovendo o acesso a mercados e a oportunidades de negócio.
Em abril, por meio da participação no Programa Comércio Brasil, a BioCana foi uma das
11 MPEs maranhenses atendidas pela instituição que participaram da ação de
promoção de produtos maranhenses, realizada no Mercado Municipal de São Paulo
(SP) em parceria com o Sebrae em São Paulo. O objetivo era prospectar negócios junto
a distribuidoras e empresas paulistas.
História de sucesso
O processo de abertura da empresa começou em 2010, mas, só em 2017 teve início a
comercialização industrial do produto, isso porque muitas etapas tiveram de ser
concluídas: registro da marca, realização de vários testes caseiros de durabilidade do
produto envazado, construção da fábrica do zero – já que não existia nenhuma planta
fabril específica para esse tipo de produto tão exclusivo – e mão de obra trazida de
outros estados.
Iniciadas as vendas, o caldo de cana foi bem aceito, a princípio, em Bacabal (onde fica
localizada a fábrica) e, em seguida, conquistou a capital São Luís e outras cidades
maranhenses. Daí em diante, chegou rapidamente aos estados do Piauí, Ceará e
Paraíba.
Atualmente, além do caldo de cana, a BioCana comercializa também sucos de manga,
milho verde e o mix de açaí com caldo de cana e banana. E, está expandindo seu
portfólio de produtos com a mais nova aposta da empresa, a água de coco, também
distribuída em copos, como os demais produtos. Segundo Eduardo Monteiro, a meta
de produção mensal da empresa é 100 mil copos de cada produto fabricado.