Procuradoria já analisou imagens de cuspe disparado por torcedor do Furacão, no último sábado. Clube paranaense identificou e suspendeu atleticano preventivamente.
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça (STJD) analisou as imagens do torcedor do Atlético-PR cuspiu no goleiro do Santos, durante a partida do último sábado, na Arena da Baixada, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro (veja o vídeo acima). Em contato com o GloboEsporte.com nesta terça-feira, o Procurador-Geral do STJD, Paulo Schmitt, afirmou que a entidade vai denunciar o Furacão ainda nesta semana por violação ao artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Com a confirmação da denúncia, o Rubro-Negro pode ser penalizado com multa, que varia de R$ 100 a R$ 100 mil. O artigo implica em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”. Segundo a assessoria do STJD, a Procuradoria pode citar o primeiro parágrafo do artigo em sua denúncia, no qual “a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.
No sábado, o árbitro Anderson Daronco (Fifa/RS) relatou o caso na súmula. “Relato que, aos 5 minutos do 2° tempo, fui informado pelo goleiro do Santos, Sr. Vanderlei Farias da Silva, que um torcedor do Atlético Paranaense, localizado atrás da meta defendida pelo Sr. Vanderlei, estava cuspindo no mesmo quando a bola estava fora de jogo e o senhor Vanderlei foi buscar a bola para repor em jogo. Informo que tal fato não foi presenciado pela equipe de arbitragem”, escreveu. Na segunda-feira, o Furacão pediu desculpas ao Santos e ao goleiro Vanderlei por meio de uma nota oficial.
Nesta terça-feira, também através de seu site oficial, o Furacão informou que o torcedor responsável pelo cuspe foi identificado e punido pela Câmara de Ética e Disciplina do clube. Com a identidade revelada, o clube determinou a suspensão preventiva de seu acesso aos jogos do Furacão. O torcedor também vai passar por processo administrativo.
Confira, a seguir, a nota oficial
O Clube Atlético Paranaense, por meio de decisão liminar do Presidente da Câmara de Ética e Disciplina, Dr. Mário S. A. Schirmer, instaurou procedimento ético disciplinar em face do torcedor identificado como o autor da cuspida em direção ao goleiro Vanderlei Farias da Silva do Santos Futebol Clube e determinou, de imediato, a suspensão preventiva de acesso do torcedor às partidas do CAP até julgamento final do procedimento administrativo.
Em outra linha, o Clube representou o torcedor perante a autoridade policial competente para que todas as providências sejam tomadas, nos termos da legislação aplicável ao caso.
Com isso o CAP ratifica sua posição de não tolerar mais condutas incompatíveis com o plano saudável e civilizado do espetáculo desportivo.