Programa da Suzano estimula voluntariado e protagonismo social, beneficiando 1.454 pessoas no Maranhão

Voluntariar promoveu ações educativas, ambientais e sociais, com envolvimento de 649 colaboradores neste ano.

A Suzano promove há mais de uma década o Programa Voluntariar, que vem inspirando colaboradores e familiares a se engajarem em ações de voluntariado e assumirem o protagonismo social. No Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a empresa celebra os bons resultados conquistados nas cidades onde atua. Na região de Imperatriz (MA), 1.454 pessoas foram beneficiadas neste ano em uma série ações, que contaram com a participação de 649 colaboradores voluntários.

“O voluntariado reforça nossos direcionadores de cultura, estimulando nossos colaboradores ao exercício da cidadania e transformação social para construção de um mundo melhor. Incentivamos colaboradores, prestadores de serviço e familiares a compartilharem seu tempo e talento, sendo gente que inspira e transforma de forma positiva na sociedade.  Essa troca de experiências é rica para todos e transforma também o clima organizacional, com o desenvolvimento de competências e habilidades de relacionamento, comunicação e planejamento, que se juntam ao empreendedorismo, liderança e visão global”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Um dos principais pilares do programa é a educação, em projetos como o Formare Aprendiz, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, que está em formação de sua 5ª turma em Imperatriz. Até o momento, o projeto já capacitou cerca de 78 jovens em situação de vulnerabilidade social no curso de Operador de Processo de Produção. Entre eles, 66% estão inseridos no mercado de trabalho, sendo 42 jovens na própria Suzano.

Wilson Bruno de Souza Nascimento faz parte desse grupo de jovens. Hoje com 22 anos, o estagiário da área de Manutenção de Confiabilidade na Unidade de Imperatriz fez parte da 4ª turma do Formare, em 2018. “Participar do Projeto Formare foi algo marcante na minha vida, pois dentre todos os  aprendizados que eu adquiri profissionalmente e que foram muito relevantes, eu destaco em especial a preocupação do Programa em formar pessoas não apenas para o trabalho, mas também seres humanos melhores, bem resolvidos, resilientes e compromissados com a construção de um futuro melhor.”, destacou.

O jovem, que está no 4° módulo do curso Técnico em Eletromecânica, conta que os conhecimentos adquiridos o ajudaram a conseguir a vaga de estágio na Unidade Imperatriz. “A minha vida mudou completamente, hoje carrego importantes ensinamentos trazidos de lá, e para aqueles que hoje participam do Projeto o que eu tenho a dizer é que vocês absorvam ao máximo e se dediquem completamente, sendo assim no final a colheita será de bons frutos.”.

Voluntariar

O Voluntariar é um programa que estimula e reconhece a prática de voluntariado em todas unidades da empresa. Até o momento, foram 7.869 pessoas beneficiadas por uma das mais de 20 iniciativas desenvolvidas da Suzano. São 2.225 colaboradores e familiares engajados e doando parte do seu tempo e conhecimento para melhorar a qualidade de vida da comunidade que os cercam.

Neste ano, o Voluntariar ampliou seu escopo com o Voluntariar em Ação, movimento colaborativo e solidário que conta com uma plataforma em que interessados no voluntariado podem se inscrever. Os colaboradores montam equipes e partem para a construção de um plano de ação com base nos direcionadores de cultura da Suzano. No final, entregam um relatório mostrando como cada equipe ajudou a transformar a sociedade.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Assessoria de imprensa