Máquinas trabalham no Parque das Palmeiras.
Homens e máquinas trabalham na construção de rede de drenagem profunda no Parque das Palmeiras (Foto: Gil Carvalho)
Para reduzir os impactos causados pelas chuvas nos bairros, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, acelerou o trabalho de construção de galerias de drenagens profundas. Objetivo é facilitar o escoamento de águas pluviais nesta época do ano e reduzir pontos de alagamentos e os transtornos causados à população.
De acordo com o secretário Zigomar Filho, o município construiu com recursos próprios mais de 13 km de rede de drenagem profunda nos bairros de Imperatriz, ação que evitou alagamentos em muitas regiões da cidade, assim como está sendo feito nas ruas Pompeu Marinho e João Walcacer, no Parque das Palmeiras.
“As chuvas começaram, mas os trabalhos não cessaram. Estamos com frentes de serviços aceleradas para concluir o mais rápido possível essa etapa da drenagem profunda que eliminará mais um ponto de alagamento no Parque das Palmeiras”, explicou.
Além disso, a Prefeitura de Imperatriz executa obras de drenagem na Rua São Raimundo, no Parque Alvorada; manutenções de drenagens na Rua Tamandaré, cruzamento com a Rua Rio Grande do Norte, no setor Mercadinho; construção de drenagem profunda na Rua do Arame, no Parque Anhanguera, outro antigo problema será solucionado pelo município.
Zigomar Filho assinala ainda a construção da ponte em estrutura metálica e concreto que está em andamento na Avenida Liberdade, Vila Ipiranga, bem como a ponte de concreto armado na Rua 5 (concluída), substituindo antigas galerias que não suportavam o grande volume d’água durante o período chuvoso, causando alagamentos de vias e transtornos aos moradores.
“Com o aumento da vazão d’água com a construção dessa nova ponte, temos a convicção que os impactos serão menores, escoando todo fluxo mais rápido na região da Vila Ipiranga”, reitera o secretário, que também destaca a construção de “passagens molhada”; meios-fios e sarjetas nas ruas recém-pavimentadas no bairro.
Mais drenagens
Ele observa ainda a realização e obras de drenagens nas ruas Bilar Dutra, na Boca da Mata; Mário Juruna, Vila Lobão; 2, na Vila Redenção; Quintino Bocaiúva, Bom Sucesso; Cecília Meireles, Parque Santa Lúcia; Rua 10 (meio-fio e sarjeta), Parque do Buriti; Avenida Norte Sul (meio-fio e sarjeta) no residencial Teotônio Vilela; Avenida Silvino Santos (drenagem profunda), no Ouro Verde, e Rua da Paz (drenagem profunda, meio-fio e sarjeta), no Jardim Oriental.