Foi realizada na manhã desta quinta-feira (19/11) no Plenário da Câmara uma homenagem Cívica à Bandeira do Brasil. As comemorações no Legislativo incluíram o canto dos hinos Brasileiro e da Bandeira, além do pronunciamento de vereadores.
Promovida pela mesa diretora e conduzida pelo cerimonialista Francisco Brandão, este apresentou um breve histórico da trajetória de criação da Bandeira Nacional. “A bandeira do Brasil foi instituída 4 dias depois da proclamação da república (15 de novembro) e conforme lei nacional, no dia 19 de novembro o hasteamento é realizado ao meio dia de modo que a bandeira receba a luz do sol, em seu momento de maior intensidade, sendo o centro das atenções, e evitando que projete sombra no solo da Pátria. Com comemorações acompanhadas do hino. A maior bandeira do país está em Brasília na praça dos 3 poderes e tem 20×14 metros, em um mastro de 110 metros de altura. Hoje a Câmara Municipal faz sua homenagem a este dia”, informou o apresentador.
O presidente José Carlos lembrou que a bandeira é o símbolo nacional mais significativo e que tem sua importância pelas conquistas que percorrem até os dias de hoje em tempos que o nosso país passa por muitos conflitos e que devemos ter esperança de que vamos tomar o rumo certo em nossas decisões, para um ambiente ideal para nosso povo. “A alma de uma nação é o patriotismo de seu povo”, disse.
Os vereadores destacaram que a bandeira representa uma nação, um povo, uma língua e um território. Que todos se emocionam com o hasteamento da bandeira e com o Hino Nacional. Deixam a mensagem que precisamos perseguir a ‘ordem e o progresso’.
Prestigiaram a celebração os vereadores Ricardo Seidel, Irmã Telma, Aurélio, Ditola, Adhemar Freitas Jr, Carlos Hermes, Sgto Adelino e o presidente José Carlos Soares.
19 de novembro – dia da Bandeira
O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Assim, o Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.
Sidney Rodrigues – ASSIMP
Fotos – Fábio Barbosa