Neste domingo (17) aconteceu, no auditório da Faculdade Santa Terezinha (FEST), o Seminário de Elaboração do Plano de Governo para a cidade de Imperatriz. O evento foi uma iniciativa dos pré-candidatos Rosângela Curado (PDT) e Prof. Adonilson (PCdoB), e teve a intenção de ouvir a população da cidade e especialistas nos principais eixos estruturantes do município, entre eles, saúde, educação, segurança, esporte e desenvolvimento social. Ao todo foram levantados 12 temas para debates.
O coordenador do seminário, o jornalista Adalberto Franklin, iniciou o momento explicando que esse plano tem a intenção de construir e destacar metas para uma cidade mais plural, com maior participação popular e transparência das ações públicas.
“Esse plano deve ser pensado de uma forma com que os moradores sejam beneficiados de forma significativa. Temos que considerar as necessidades de Imperatriz, como, por exemplo, escolas de tempo integral.” Afirma Adalberto .
Após as considerações iniciais, os participantes se deslocaram às salas e formaram grupos por afinidade com o tema. Cada grupo ficou responsável por elaborar propostas, apontar seus objetivos e detalhar quais os impactos das iniciativas nas comunidades.
Janete Barreto, servidora pública e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Imperatriz (SindSaúde), participou do eixo temático “Saúde” e elogiou a diversidade nos presentes. Segundo Barreto, essa pluralidade é importante na hora de se pensar em um plano para uma cidade como Imperatriz.
“Tínhamos profissionais de todas as esferas, do fundamental ao superior, e formamos propostas que vão, desde um curativo da atenção básica, à construção de um sonho que é um hospital municipal próprio. Então, com essas visões, tenho certeza de que daqui saíram boas ideias e só quem tem a ganhar são os moradores de Imperatriz.” Ressaltou.
Após o amplo debate sobre as propostas anunciadas, foi decidido será disponibilizada uma plataforma online para que mais pessoas tenham a oportunidade de contribuir para a construção do plano de governo dos pré-candidatos, quem têm como meta “Imperatriz que a gente quer”.