Cidade terá evento online que reunirá profissionais e alunos da área tecnológica de software livre.
No dia 17 de abril, será realizado de forma remota, das 8h às 18h, mais uma edição do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre – FLISol Imperatriz 2021, evento de dimensões internacionais, organizado localmente pela Coordenação do Curso de Sistemas de Informação da faculdade Facimp. O objetivo da iniciativa é atender o público em geral na área tecnológica, promovendo a fomentação e a aprendizagem por meio dos softwares livres.
O evento acontece em diversos países da América Central e do Sul, bem como na Europa. No Maranhão, o FLISol é realizado em São Luís e em Imperatriz, organizado pela coordenação do curso, pelo projeto Facimp Linux, o grupo local Clube de Linux e o Núcleo de Pós-Graduação da faculdade.
A programação tem como destaque a participação do youtuber Dionathan Simione, conhecido como DioLinux, referência na área, cujo canal no YouTube possui mais de 450 mil inscritos e 66,3 milhões de visualizações. Ele fará um bate papo online como os participantes. O festival também contará com minicursos e palestras com professores e alunos locais.
“Além de ser um evento internacional, podemos ver que é uma grande oportunidade de começar os trabalhos eventuais em tecnologia na nossa cidade, pois além de ser o primeiro evento no ano em tecnologia, o FLISoL coloca em prática a criação, manutenção, gerenciamento, instalação de sistemas abertos que ajudam no compartilhamento de informações tecnológicas”, comenta o professor do Núcleo de Tecnologia da Facimp e organizador do FLISoL Imperatriz 2021, Paulo Henrique.
Paulo Henrique ainda reforça que o evento incentiva o uso de software livre, permitindo a contribuição do profissional de tecnologia ao código do aplicativo, o que é uma oportunidade para ele crescer e aprender.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento (17 de abril) no endereço: bit.ly/flisol2021
O que é o software livre?
É todo programa de computador que possibilita a execução e modificação do código fonte, podendo ser usado, copiado e redistribuído sem nenhuma restrição, com a liberdade para os usuários alterarem da forma que preferirem.