A vereadora e Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Turismo, Cláudia Batista (PTB) homenageou na sessão híbrida desta quarta, 28 de abril, o Dia Mundial da Educação em fala na Tribuna.
Se declarou honrada por presidir esta Comissão, pois a educação move o mundo. Através dela é que se constrói o caráter desde a alfabetização e mesmo os que não estudaram tem ajuda dos pais, que através da sabedoria orientam seus descendentes.
“Parabenizo também os professores neste dia. Pessoas que tem o chamado e entram numa sala de aula, não pelo salário, mas porque sabem que a educação pode mudar a nação. Pegam na mão de uma criança e ensinam a escrever as primeiras letras, contribuindo para a vida e o crescimento de vidas que estão começando”.
Se referiu também ao Secretário de Educação do Município, Jose Antônio e destacou nunca ter visto tamanha transformação e modernização como na rede escolar de Imperatriz, pois a cidade tem crescido muito no que diz respeito a educação e na formação.
“A educação não transforma o mundo, a educação muda pessoas e pessoas mudam o mundo. Esta é uma frase de Paulo Freire e acredito que é isso que precisamos afirmar e lembrar que todos os dias devemos contribuir com quem ensina, inclusive com o pais que formam o caráter dos filhos, através do exemplo, pessoas que servem de espelho. A educação cabe em todo lugar, em todas as áreas e isso é que forma boas pessoas. Vamos continuar construindo pessoas através da educação”, finalizou.
Sobre a data
No dia 28 de abril do ano 2000, 180 países participantes da Cúpula Mundial de Educação, em Dakar, no Senegal, assinaram um documento em que se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.
Os participantes pactuaram metas que deveriam ser alcançadas até 2015, que estabelecem um Marco de Ação destinado a permitir que todos os indivíduos realizem seu direito a aprender e cumpram sua responsabilidade para contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Sidney Rodrigues – ASSIMP
Fotos – Fábio Barbosa