Iniciativa já contribuiu com a educação mais de 200 mil estudantes da rede pública nos estados do ES, BA, MA, MS, PA e SP.
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, contribui para melhorar a qualidade do ensino público no País por meio do Programa Suzano de Educação (PSE). Neste ano, a iniciativa foi ampliada para mais nove municípios, passando de 25 para 34 cidades atendidas em apenas um ano, o que representa um aumento de 36% no escopo de atuação.
O Programa Suzano de Educação apoia as redes de ensino a partir de processos formativos com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais das secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Saúde, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns de grupos de municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e que juntos constroem soluções para a melhoria da educação no território.
O PSE já beneficiou mais de 200 mil estudantes da rede pública de ensino em cerca de 900 escolas municipais. A iniciativa está vinculada à meta de longo prazo da Suzano de aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 40% nos municípios prioritários.
Neste ano, com ampliação da metodologia, além de trabalhar diretamente com as equipes da Secretaria de Educação, o programa também atuará com diretores e coordenadores das escolas, além dos(as) professores(as) de língua portuguesa (anos finais) e de matemática (anos iniciais e finais) por meio de cursos de ensino à distância (EAD). Outro destaque para o Programa em 2021 é a integração direta de novos atores ao eixo de participação social, com representantes da Secretaria de Saúde e de Assistência Social, potencializando as ações com as famílias e comunidades no território.
“A implementação do Programa Suzano de Educação tem um potencial de assegurar o direito à educação de qualidade e formação continuada, incentivando à autonomia não apenas dos estudantes, mas de toda a comunidade. Nós queremos ir além dos muros das escolas, trazendo a assistência social e a saúde, de modo a entender a criança e o adolescente em sua integralidade, pois acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e que não existe melhor forma de melhorar o presente e o futuro da nossa sociedade do que investir em educação”, ressalta Marcelo Gomes da Silva Pereira, gerente de Sustentabilidade da Suzano.
No final de 2020, foi lançado o primeiro e-book de Boas Práticas do programa em que foram reunidas as ações e experiências dos gestores educacionais em ADE – Arranjos de Desenvolvimento da Educação –, que se destacaram no período. Ainda no último ano, o PSE realizou ações de suporte ao processo de transição para o ensino remoto.
Também foram realizados encontros virtuais de inclusão, como o Café com Libras – parceria entre escolas da Bahia e do Maranhão –, para o compartilhamento de vivências de pessoas surdas no ambiente escolar. Além disso, a partir das páginas oficiais da ação no Facebook, são divulgados conteúdos educativos para apoiar professores, estudantes e famílias no desafio de ensinar e estudar em casa durante a quarentena. As postagens são feitas por gestores, escolas e lideranças comunitárias e o perfil traz ainda conteúdo sobre saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social.
De acordo com Valquíria Duarte Linhares, técnica de participação social de Conceição da Barra em 2020, parte de um dos ADES do Espírito Santo, a chegada do Programa Suzano de Educação e os desafios trazidos pela pandemia fizeram com que a importância da participação social ficasse mais evidente. “Queremos formar um grupo forte, resiliente, capaz de criar uma teia de mobilizadores”, afirma.
Atuação do Programa no Maranhão
Em 2020, as ações beneficiaram mais de 96 mil jovens no estado graças à expansão das ações para nove municípios, que formam o Arranjo de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (ADE-MA), sendo Imperatriz a primeira cidade a ser beneficiada pela iniciativa. Um dos destaques foram as ações de busca ativa para combater a evasão escolar. O Arranjo do Maranhão utilizou-se da criatividade, do diálogo com os pais, crianças e adolescentes, além de parcerias com a comunidade, que foram essenciais para garantir a expansão do programa.
A secretária municipal de Açailândia, Karla Janys Lima Nascimento, ressalta o importante papel do PSE, “Conscientizar o coletivo da importância de um trabalho com a participação de todos, e realizar uma gestão democrática nas escolas, foi essencial para garantirmos a melhora da qualidade no ensino”, finaliza.
Para saber mais sobre o Programa Suzano de Educação, assista ao vídeo Institucional sobre a iniciativa da companhia no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FkrJhcAF4rw
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Assessoria de imprensa da Suzano