Com os objetivos de acabar com a burocratização e facilitar a vida do empreendedor, proporcionando inovação tecnológica, agilidade e benefícios aos empresários tocantinenses, o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), lançou no primeiro semestre deste ano, o Projeto Simplifica Tocantins. Considerada um marco entre as ações desenvolvidas pela Jucetins nos últimos anos, a nova ferramenta traz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais.
Com o novo sistema, a abertura de uma empresa pode ser concluída em até 24 horas. A estratégia usada pela ferramenta é a da integração entre os dados cadastrais entre os diversos órgãos federais, estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.
Todos os processos para abertura, alteração e baixa de empresas serão feitos com oenvio de um único documento para Jucetins. O canal é o Portal Simplifica Tocantins, disponível em www.simplifica.to.gov.br. A ferramenta que é disponibilizada virtualmente, em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso, faz a integração entre os dados cadastrais.
Para o presidente da Jucetins, Carlos Alberto, o Simplifica Tocantins é uma demonstração do avanço do Estado para atrair novos empresários. “Nossa expectativa é fazer com que o Tocantins adquira os primeiros lugares no ranking nacional de cadastro de empresas. Neste modelo de serviço, o empresário não precisa levar o mesmo documento a cada órgão para registro. Diminuem a burocracia e a ida de órgão em órgão. Em um único ato, todos os envolvidos com a atividade da empresa vão analisar o processo on-line, sem a tramitação de papel. Tudo digital. É o avanço e a inovação tecnológica beneficiando o empreendedor do nosso estado”, explicou.
O empresário Gláucio Eclécio de Souza, do município de Alvorada, deu entrada no processo de abertura de sua empresa, no ramo de agronegócios, pelo sistema Simplifica Tocantins no dia 22 de junho e em 2 horas sua empresa foi aberta. “Tudo aconteceu de forma muito rápida e sem burocracia. Foi uma agilidade para abertura da minha empresa tão grande que me surpreendeu. Estou muito satisfeito”, comemorou.
“Com o novo sistema implantado pela Jucetins, ficou muito mais fácil, prático e rápido o processo de abertura ou alteração contratual de uma empresa. Acreditamos que, com isso, saímos na frente em relação às demais juntas comerciais, oferecendo um serviço da mais alta qualidade aos empresários do Estado, ajudando assim no desenvolvimento do Tocantins”, esclareceu a contadora Belly Therese Jablonski.
O Simplifica Tocantins, que é executado pela Jucetins, conta com o apoio de diversas instituições que integram o projeto. Entre esses parceiros estão Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e prefeituras municipais.