Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, reunião no gabinete da Presidência da Câmara com a presença dos vereadores, da Primeira-Dama/secretária de Desenvolvimento Social (SEDES), Janaina Ramos, e os secretários de trânsito (SETRAN), infraestrutura (SINFRA), desenvolvimento econômico (SEDEC), educação (SEMED), além do Chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Imperatriz Iuri Petrus e o representante da rede ASSAÍ, Claudemir de Souza, que mostrou através de dados as dificuldades que vem enfrentando em função do acesso da loja, o que inclusive vem gerando vários acidentes de trânsito e prejudicando todos os estabelecimentos próximos.
A atacadista pretende instalar uma nova filial na cidade e um CD (Centro de Distribuição), mas para isso precisa fazer com que o acesso a loja atual possa receber os clientes, que vem sendo prejudicados por esta dificuldade na entrada. Hoje são gerados quase 500 empregos diretos.
Claudemir deu sugestões e alternativas que irão gerar maior segurança e acesso mais fácil, sem atrapalhar a BR que brevemente terá sua duplicação reiniciada. O secretário Zigomar Filho (infraestrutura), disse que irá levar a proposta ao chefe do Executivo, mas que também existem projetos aguardando apenas liberação de recursos para facilitar o tráfego naquela região. O diretor da PRF sugeriu alterações nas vias baseado em dados e em fluxo, mas deixou claro que cabe ao DNIT, a prefeitura e aos vereadores tomarem as decisões, pois a eles compete concordar e executar.
O presidente Alberto Sousa (PDT) destacou que o importante é preservar vidas e evitar acidentes, principalmente por que já aconteceram vários e se torna necessário fazer um paliativo antes de uma mudança definitiva. O consenso foi não se mexer na BR-010, mas levar a situação ao prefeito Assis Ramos com as sugestões e necessidades daquela região, buscando resolver a demanda imediata, adequando, facilitando os acessos para várias empresas e buscando com elas, Parcerias Público-Privadas (PPPs), envolvendo todas de forma efetiva na melhoria da vida dos imperatrizenses.
MESA BRASIL
Claudemir Souza tratou também com a Primeira-Dama, sobre questão de doações para o município. A ASSAÍ possui um setor de Hortifruti muito grande, com produtos de qualidade, que todos os dias sobram, não podem ser aproveitados, mas que estão ótimos para o consumo e a empresa não tem para quem doar, visto que só pode fazer isso de forma legalizada, através de instituições cadastradas na prefeitura e que eles possuem esse programa em todas as unidades com o nome de Mesa Brasil. A secretária explicou que a SEDES já tem o Banco de Alimentos e irá agilizar parceria nesse sentido mais rápido possível, pois muitas pessoas estão passando necessidade e fome neste momento de pandemia.
Serão entre 4 a 5 toneladas de alimento que passarão a ser doados para o município.
A titular da SEDES também comentou sobre a quantidade de material reciclável que a empresa gera e pediu que seja incluída nos seus projetos, as atividades de reciclagem da ASCAMARI (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz) que faz coleta seletiva e melhora significativamente as rendas de cerca de 80 famílias. Um trabalho que auxiliou muito na geração de renda principalmente nesse período de dificuldade financeira para todos.
AGRADECIMENTO
Carlos Hermes (PCdoB) classificou a reunião como muito boa e produtiva, pois todos que participaram são pessoas que podem fazer diferença na vida da população. Parabenizou o Presidente por colocar a Câmara como protagonista, agregar valores e manter o diálogo com todos os órgãos.
Janaina Ramos finalizou declarando:
“Independente de siglas partidárias, ideologias ou lados políticos, as coisas tem que crescer e evoluir. Hoje foi mostrada uma grande maturidade aqui e é por isso que estamos em cargos públicos, para resolver os problemas. Muito obrigado pelo convite, pela participação dos vereadores, secretário e que continuemos com esta mentalidade em favor de Imperatriz”, disse.
Sidney Rodrigues – ASSIMP
Fotos – Sidney Rodrigues