Com as aulas já com início marcado, veja como continuar garantindo uma boa alimentação para as crianças.
É hora de voltar às aulas e uma grande preocupação dos pais nesse período é a alimentação dos filhos dentro do ambiente escolar. Muitas escolas já terão as atividades presenciais de volta nesse período em que as vacinas atuam na pandemia e os desafios de manter diariamente uma lancheira saudável voltam para o dia a dia da família.
Para ajudar a garantir um lanche atraente e nutritivo, a nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza, dá algumas dicas de como resolver a rotina alimentar dos pequenos estudantes nessa volta às aulas:
A interação: A primeira dica é sempre considerar e apostar em alimentos que a criança gosta e já está habituada a comer em casa; inclusive, ela pode participar da escolha dos alimentos e da montagem do seu lanche do dia.
Frutas: Outro ponto importante é dar sempre preferência para as frutas da estação, pois no período da safra elas costumam ser mais baratas e livres de agrotóxicos. Para as lancheiras, são interessantes as frutas que possam ser consumidas com casca ou mesmo as fáceis de descascar. Frutas cortadas correm o risco de oxidar (escurecer) facilmente, além de perder fibras e vitaminas. Insira alimentos que estejam no estado natural ou minimamente processados como base desse lanchinho.
Sucos: Os pais podem optar por sucos de frutas, sem adoçar, se possível. A preparação deve ser feita próximo da hora de montar a lancheira. Quando isso não for possível, congelar o suco em formas de gelo e colocar na garrafa térmica é uma alternativa.
Pães: Como fonte de energia, pode ser acrescentado pães, bolos e biscoitos integrais, multigrãos ao invés do pão branco.
Para os recheios de pães, no preparo do sanduíche, varie nas proteínas. Utilize queijo branco, ricota temporada, creme de ricota e patês caseiros. Para isto, opte por lancheiras térmicas que mantém o alimento na temperatura adequada até a hora do lanche.
Assessoria de Imprensa