Evento on line iniciou nesta segunda-feira (9) e vai até 19 de agosto, contando com a participação de cerca de 50 profissionais do Terceiro Setor, Instituições Comerciais, Comunidades e Setor Público para debater e propor soluções para a inclusão digital.
Uma rede de cooperação internacional, sem fins comerciais, formada por profissionais que têm colaborado para ativar o potencial das pessoas e acelerar o caminho para a inclusão digital. Em síntese, este é o propósito do Summit de Inclusão Digital – Vozes Inclusivas, movimento em prol da redução da desigualdade e da divisão digital, que será realizado em ambiente on line, por meio da plataforma Zoom, entre os dias 9 e 19 de agosto de 2021.
Serão oito dias de evento, com painéis de duas horas de duração, reunindo 47 instituições do Brasil e de Portugal, com grande representatividade nas seguintes áreas temáticas: Financiamento, Democratização, Infraestrutura e Acesso, Segurança e Privacidade, Empregabilidade, Metodologia e Ferramentas e Ensino de Programação. A ideia é que, por meio de uma aliança entre terceiro setor, comunidades e o setores público e privado seja discutida a inclusão digital como catalisadora de uma sociedade e economia mais inclusivas e justas.
Para o segundo painel do Summit de Inclusão Digital – Vozes Inclusivas o debate será sobre “Captação de Recursos e Modelos de Negócios para a Inclusão”. A programação começa às 10h desta terça feira (10) e contará com a mediação de João Paulo Vergueiro, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e a particiapção de Mariana Serra, da Volunteer Vacations; Franklin Luzes Junior, que é COO Microsoft e Idealizador da iniciativa Women Entrepeneurship (WE) Kelly Kelly Baptista – projeto Potencialize; Marcy & Fabrícia, do Marketplace de Artes Indígenas TUCUM, e Gilson Rodrigues, da G10 Favelas.
O Sebrae participa do evento com a presença da gerente da Unidade de Cultura Empreendedora, Raissa Einstein, que será mediadora do Painel nº 6, no dia 17 de agosto, com o tema Conteúdo Localizado, Educacional, Prático e Cotidiano. O painel reúne especialistas para um debate sobre inclusão digital e necessidades das populações, valorização das diferentes identidades e culturas e a força dos conteúdos inclusivos, que empoderam, instruem e transformam.
O evento é aberto ao público e a inscrição gratuita pode ser realizada diretamente no website www.vozesinclusivas.org, com vagas limitadas.
Abismo Digital – Dados apurados pela organização do Summit extraídos de relatórios de organizações internacionais como ONU, Unicef e Unesco demonstram um verdadeiro abismo digital no planeta. Os números indicam, por exemplo, que 46% da população mundial e 31% das crianças em idade escolar não possuem acesso à Internet.
Já no cenário brasileiro, a situação é alarmante. Dos estudantes de escolas públicas, 39% não possuem computador, enquanto 69% dos excluídos do mundo digital durante a pandemia de Covid-19 são pretos, pardos e indígenas.
“A divisão digital intensificou ainda mais o seu ritmo já excludente de 10 anos atrás. Há uma urgência por ações concretas hoje, não em 5, 10 ou 30 anos. Para quem está excluído, cada segundo pode fazer a diferença. Por isso é preciso menos discussão, reflexão, e mais integração e ação”, afirma Renato Peixoto, idealizador do movimento Vozes Inclusivas e produtor do Summit Inclusão Digital 2021.
Ele completa, ressaltando que “o Summit de Inclusão Digital 2021 é um evento que busca impulsionar vozes diversas, plurais, representativas, e que se relacionam com as diferentes temáticas da inclusão digital. A integração é o único caminho para escalar o impacto no presente”.
O Sebrae avalia que o Summit representa uma oportunidade para que se discuta mais a fundo a questão da inclusão digital. Segundo Raíssa Einstein, a inclusão digital é essencial para possamos evoluir como sociedade e para que as pessoas possam tirar o que há de mais rico nesse ambiente, um direito que confere acesso a outros direitos fundamentais. “Quando pensamos no mundo moderno ou na internet, tendemos a achar que o fato de muitas pessoas terem acesso à essa tecnologia, aos smartphones, significa que estão incluídas. Na verdade, é preciso levar em conta as diversas realidades e sobre como podemos trabalhar a infraestrutura e, principalmente, o acesso que para as pessoas se vejam nesse ambiente como cidadãos e o enxerguem como um caminho de aprendizagem, como uma ferramenta à disposição que contribui tanto com a educação, quanto com a inserção no mercado de trabalho, por exemplo, analisa a gerente.
Sobre o Movimento Vozes Inclusivas
Criado em 2021 por Renato Peixoto, Camila Achutti e Thiago Curvello, o movimento Vozes Inclusivas é uma rede de cooperação internacional, sem finalidade comercial, composta por profissionais que têm colaborado para disparar o verdadeiro potencial das pessoas e acelerar o caminho para a inclusão digital. Formado por pessoas que atuam em prol da redução da desigualdade e da divisão digital em diferentes cenários. Por indivíduos que estão de olhos abertos para o desequilíbrio ao nosso redor. Que buscam um futuro com mais equidade, adaptando oportunidades e deixando-as mais justas
SUMMIT DE INCLUSÃO DIGITAL – VOZES INCLUSIVAS
PROGRAMAÇÃO
PAINEL 2 – Captação de Recursos e Modelos de Negócios para a Inclusão
Dia: 10 de agosto, terça-feira
Horário: das 10h às 12h
MEDIADOR: João Paulo Vergueiro – ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos
PALESTRANTES:
Mariana Serra – Volunteer Vacations
Franklin Luzes Junior – COO Microsoft e Idealizador da iniciativa Women Entrepeneurship (WE) Kelly Kelly Baptista – projeto Potencialize
Marcy & Fabrícia – Marketplace de Artes Indígenas TUCUM
Gilson Rodrigues – G10 favelas
PAINEL 3 – Infraestrutura, Acesso a Dispositivos (Hardwares) & Economia Circular
Dia: 11 de agosto, quarta-feira
Horário: das 14h às 16h
MEDIADOR: Roseli de Deus Lopes – Estudos Avançados USP, Desenvolvedora do computador Labrador
PALESTRANTES:
Alessandro Dinelli – Instituto Descarte Correto
Rafael Diniz – Rhizomatica, lançou o Kurupira 1 (rádio digital na Amazônia)
Leonardo Ribeiro – Favela Holding
Eduardo Ikeda – FilipeFlop
Higor Cauê – CIVI-CO
PAINEL 4 – Conectividade, Segurança & Privacidade e Democratização Digital
Dia: 12 de agosto, quinta-feira
Horário: das 14h às 16h
MEDIADOR: Isabella Henriques – Instituto Alana
PALESTRANTES:
Eduardo Magrani – INPD – autor da Coleção Cultura Digital
Fábio Rua – IBM – Movimento Brasil País Digital
Kalyne Lima – CUFA – Central Única das Favelas
Natalia Paiva – Instagram
Gilberto Vieira – data_labe
PAINEL 5 – Caminhos de Aprendizagem, Ferramentas e Metodologias Educativas
Dia: 16 de agosto, segunda-feira
Horário: das 14h às 16h
MEDIADOR: Débora Garofalo – CIEBP – Centro de Inovação da Educação Básica Paulista e Integrante da comissão de Direitos Humanos SP
PALESTRANTES:
Alice Carraturi – Head de Produtos do Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB
Débora Nunes – Fundação 1Bi, AprendiZap
Kelly Maurice – Educando by Worldfund
Alexandre Nilo Fonseca – MUDA Movimento pela Utilização Digital Ativa
Ellen Polliana Ramos – Membro do projeto Inclusão Digital da UFRPE / UAST em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serra Talhada
PAINEL 6 – Conteúdo Localizado, Educacional, Prático e Cotidiano
Dia: 17 de agosto, terça-feira
Horário: das 14h às 16h
MEDIAÇÃO: Raíssa Einstein – gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae no Maranhão.
PALESTRANTES:
Rinaldo de Oliveira – portal SoNoticiaBoa
Patrícia Senise – Hand Talk – Língua Brasileira de Sinais
Gabriel Victor – Professor Rede Ensina Brasil
Catherine Jimenez – Instituto Crescer
João Leal – Co-fundador e CEO da Árvore
PAINEL 7 – Carreiras digitais, Empregabilidade e Empreendedorismo Social
Dia: 18 de agosto, quarta-feira
Horário: das 14h às 16h
MEDIADOR: Vítor Coff – Instituto Guetto
PALESTRANTES:
Aline Fróes – Vai na Web
Claudia Mendes – SAMSUNG – Solve for Tomorrow e SamSung Innovation Campus
Paulo Rogério Lázari – Alpha Edtech
Claudia Mendes – Jogo das Profissões para a Igualdade (Portugal)
Isabel Costa – Solve for Tomorrow e o Samsung Innovation Campus.
Manuel Garcia – Programa Upskill Portugal
PAINEL 8 – Pensamento Computacional e Ensino de Programação
Dia: 19 de agosto, quinta-feira
Horário: das 14h às 16h
MEDIADOR: Camila Achutti – Mastertech e Instituto SOMAS
PALESTRANTES:
Fabio Carmo – Educ360°
Lindália Junqueira – Hancking.Rio
Aurélio Mororó – Plataforma Impact
Noah Scheffel – EducaTRANSforma
Clara Gonçalves – ENSICO – Associação Portuguesa para o Ensino de Programação
SERVIÇO
O QUE? SUMMIT DE INCLUSÃO DIGITAL – VOZES INCLUSIVAS
QUANDO? De 9 a 19 de Agosto
ONDE? Inscrições grátis e Informações: http://www.vozesinclusivas.org/
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão