Há 10 anos o projeto vem contribuindo com o meio ambiente e com a sociedade.
Há dez anos o projeto E+ Reciclagem, que compõe a plataforma de sustentabilidade da Equatorial Maranhão, vem contribuindo e fazendo a diferença na vida de muitos maranhenses. Incentivar a destinação correta dos resíduos sólidos e proporcionar sustentabilidade é o seu grande objetivo. Mas, além desses fatores, a contribuição social tem sido um dos grandes benefícios alcançados desde o seu lançamento em 2011. Quando iniciado, o projeto chamava-se Ecocemar, e desde o final de 2019 passou a ser chamado de E+ Reciclagem.
Além de dar a destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis e evitar que mais lixo seja descartado no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na conta de energia, que pode ser aplicado na conta do cliente residencial ou pode ser doado para a conta de uma instituição filantrópica. O bônus na conta de energia é aplicado de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável que o cliente leva ao posto de coleta para ser pesado. Ao longo desses anos, muitos resíduos se converteram em descontos na conta de energia de muitos clientes residenciais e de instituições sem fins lucrativos, somando R$ 1.679.398,65 de reais em descontos em contas de energia no Maranhão. A exemplo do Instituto Amar Mais, de Imperatriz, que já soma R$ 1.490,99 reais de desconto na conta de energia, ao longo dos cinco anos em que participa do projeto.
A Diretora do Instituo Amar Mais, Irlane Gomes, pontua a importância do projeto para todas as instituições filantrópicas que necessitam de auxílio para o desenvolvimento das atividades que exercem no meio social, principalmente em uma realidade pandêmica. “O programa tem contribuído muito, pois o valor economizado pode ajudar em outros benefícios aos pacientes”, conta.
Sobre as ações para a arrecadação de material reciclável, a diretora conta que o Instituto realiza visitas junto às empresas da cidade em busca de apoio. “Apresentamos nosso trabalho, e falamos de que forma essa empresa pode está nos ajudando, doando os seus resíduos para que a gente possa abater na conta de energia elétrica”, pontua.
Além do Instituto Amar Mais, em Imperatriz outras instituições vêm recendo esses descontos, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Imperatriz (APAE), a Organização Educacional João Paulo XXIII, a Associação Lar São Francisco de Assis, dentre diversas outras associações sem cunho lucrativo. Vale ressaltar que qualquer instituição pode ser beneficiada, basta que o doador informe o número da conta contrato a que deseja destinar o bônus gerado a partir do seu resíduo.
Hoje, a Equatorial Maranhão conta com 14 postos de coleta fixos do E+ Reciclagem espalhados pelo Maranhão. A cidade de Imperatriz conta com três postos localizados nos seguintes endereços: Sede da Equatorial Energia, BR 010, Entroncamento; Bairro Bacuri, Rua Leôncio Pires Dourado, e Bairro Nova Imperatriz, Rua Pernambuco. Os postos estão funcionando seguindo às regras sanitárias conforme orientações dos órgãos de saúde.
Acesse www.equatorialenergia.com.br para verificar endereços e horários de funcionamento.
Saiba como funciona o E+ Reciclagem:
- O cliente com a sua fatura de energia em mãos deverá ir ao posto de coleta mais próximo com os resíduos limpos e separados para realizar a troca por bônus na conta de energia;
- No posto de coleta o atendente irá pesar separadamente cada resíduo, por tipo e classe, gerando um bônus a ser creditado na fatura de energia;
- Ao final cada cliente receberá um comprovante da transação realizada identificando o valor do bônus, a ser conferido junto a sua fatura de energia no mês seguinte;
- No caso de doação do bônus, o cliente que desejar doar seus bônus pode informar a conta contrato de uma instituição que queira doar o bônus. Em cada posto existe também uma lista de instituições sem fins lucrativos que o cliente pode escolher para realizar a doação dos bônus.
Meio ambiente – As pessoas que decidiram aderir à coleta seletiva por meio do E+ Reciclagem são as principais responsáveis pela contribuição à sustentabilidade das nossas cidades. Já são mais de 190 mil clientes cadastrados, e essas pessoas reciclaram mais de 28 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha. Mais de 19 mil toneladas de papel foram recicladas, isso equivale a 786.556 árvores que deixaram de ser cortadas e proporcionou a economia de 629.245 metros cúbicos de água. E as mais de 6 mil toneladas de plástico recicladas ajudaram a economizar 34.934 Megawatt hora de energia elétrica.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão