Aplicativo mais baixado no mundo em 2020, a plataforma de vídeos é utilizada cada vez mais por profissionais para divulgação de trabalhos.
Com certeza você já assistiu a uma das famosas dancinhas virais do TikTok. Mas o aplicativo para criação e compartilhamento de vídeos curtos também é utilizado por profissionais e empresas para a divulgação dos seus trabalhos. É cada vez mais comum encontrar na rede perfis profissionais de psicólogos, médicos, nutricionistas, dentistas e advogados.
O professor do curso de Administração da faculdade Pitágoras Imperatriz, Kennedy Veloso, ressalta como a rede social pode ser usada para auxiliar na carreira de um profissional. “As redes sociais, em especial o TikTok, possuem grandes diferenciais competitivo em relação a outras formas de divulgação, o primeiro é o alcance. Hoje as pessoas passam muito mais tempo observando suas redes sociais que outras mídias como Tv, rádio, ou mesmo outdoors, o que aumenta exponencialmente a chance de ser visto e poder divulgar o seu trabalho”, pontua.
Segundo o especialista outra vantagem encontrada é a segmentação e mensuração desse alcance. “As redes sociais permitem observar o engajamento e percepção das pessoas ao conteúdo ao qual foram expostas, por meio de visualizações, curtidas e comentários, dando um feedback imediato a quem está divulgando. Sem contar na característica dinâmica e rápida de divulgação, que prima pela criatividade e não pelo tempo de exposição”, ressalta.
Em 2020, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo, ultrapassando Facebook, WhatsApp e Instagram, conforme dados publicados pela rastreadora de mercado App Annie. Kennedy defende que os profissionais devem usar as redes com atenção, usando um discurso alinhado com a profissão e tomando alguns cuidados.
“Por se tratar de vídeos rápidos é interessante identificar quais os gatilhos mentais que falam com seu público, manter a audiência interessada no seu assunto do início ao fim do seu vídeo. Outro ponto importante é manter a postura alinhada com o público que se deseja atingir, excessos podem ser mal vistos por sua audiência alvo, o que pode resultar com um vídeo com muitas visualizações, entretanto, não serem do público que realmente consumiria seu produto ou serviço. O TikTok tem conteúdos muito variados, então, foque na diferenciação”, destaca.
Desde julho, o TikTok testa nos Estados Unidos o TikTok Resumes, uma ferramenta de vagas de empregos. Com ela, os usuários do aplicativo podem criar um currículo em formato de vídeo e enviar para as empresas cadastradas na plataforma. O vídeo currículo já é uma tendência nos processos seletivos.
Para aqueles que desejam ou precisam elaborar um vídeo currículo, o especialista elenca quais informações devem conter e as principais características do currículo em vídeo. “Deve ser baseado nos seus diferenciais, se apresentando de forma segura e leve. Estude o mercado que pretende entrar, entenda quais as principais características de postura e imagem. Cuidado novamente com excessos, uma fala alinhada e estruturada é mais importante que apenas chamar a atenção, afinal, esse tipo de divulgação tem um propósito específico”.
O especialista sinaliza outros pontos que precisam conter no vídeo como nome, idade, experiência profissional, trajetória acadêmica, objetivos profissionais.