A polícia encontrou em poder do homem diversos cheques e notas promissórias com valores acima de R$ 1 milhão. O dinheiro também era utilizado para bancar campanhas políticas em várias cidades da região Central do Maranhão.
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Barra do Corda, coordenada, pelo Delegado Regional Renilto Ferreira, com sua equipe de capturas, prendeu em flagrante o Pecuarista Raimar Costa Pinto por suspeita de envolvimento com crimes de usura, posse ilegal de arma de fogo, ameaças, invasão de domicílio e crime ambiental em razão do mesmo ser suspeito de matar o cachorro de uma suposta vítima, colocá-lo dentro de uma mala e deixá-lo encima da cama dessa pessoa que vinha sendo aterrorizada pelo Pecuarista. .
Na casa do pecuarista foram encontrados diversos documentos, anotações e promissórias relacionadas a empréstimos a juros feitos pelo conduzido com valores muito elevados a empresários da cidade.
No ato de sua prisão e fatos contínuos, o pecuarista chegou a ameaçar autoridades policiais e sua equipe, o que demonstra o caráter intimidador do qual o mesmo age com suas vitimas.