POLICIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DIRETORIA DE POLÍCIA ESPECIALIZADA – DPE DIVISÃO DE HOMICÍDIOS – DH
A Polícia Civil do Estado do Pará, por intermédio da Divisão de Homicídios-DH, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – CORE e da Polícia Civil do Estado do Maranhão – PCMA, deu cumprimento no dia de hoje, 28/10/2021, a 08 (oito) mandados de prisão, sendo 07 (sete) preventivas e 01 (uma) temporária, e 10 (dez) mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal do Município de Marabá/Pa.
Tal operação, denominada *TORA BORA* (“caverna negra”, complexo de caverna do Afeganistão , base do talibã ) foi resultado das investigações desencadeadas acerca do crime de homicídio ocorrido no dia 20/09/2020, na Avenida Getúlio Vargas, Velha Marabá, na cidade de Marabá/PA, em desfavor de *DIOGO SAMPAIO DE SOUZA*, o qual foi alvejado por um disparo de arma de fogo calibre 12, com munição do tipo knock hex.
Na ocasião, a vítima estava a caminho da casa dos sogros quando, ao chegar no local e descer do veículo, foi alvejado fatalmente por um único disparo de arma de fogo. De imediato, equipes da Divisão de Homicídios foram acionadas e deram andamento nas investigações. Durante a análise das imagens de câmeras de segurança, constatou-se que o disparo de arma de fogo foi efetuado do interior de um veículo de cor branca, marca FIAT, o qual estava parado em frente ao local onde a vítima estava.
Quanto a motivação do crime, observou-se durante as investigações que existia uma grande desavença e disputas por áreas de mineração entre a vítima e o indivíduo chamado *DIOGO COSTA CARVALHO* uma vez que ambos possuíam empresa de mineradora em áreas contíguas. As investigações apontaram que DIOGO ofereceu e pagou recompensa para ao cabo da polícia militar do Estado do Maranhão LUÍS CLÁUDIO DE ARAÚJO, por intermédio de SHIRLIANO GRACIANO DE OLIVEIRA e EVERTON BASTOS RIBEIRO para ceifar a vida de seu inimigo declarado, DIOGO SAMPAIO DE SOUSA.
Os mandados de prisão foram cumpridos em desfavor dos seguintes indivíduos:
*DIOGO COSTA CARVALHO*: Responsável por ser o autor intelectual do delito em razão de desavenças e disputas por áreas de mineração. *DIEGO SILVA DOS SANTOS: Policial Militar do Estado do Pará, responsável por monitorar a vítima e repassar as informações para os executores. *CARLOS LÁZARO PAIVA JUNIOR*: Reponsável por conseguir o veículo utilizado no crime. *LUÍS CLÁUDIO DE ARAÚJO*: Cabo da Polícia Militar do Estado do Maranhão, foi o responsável por efetuar o disparo de arma de fogo que ceifou a vida da vítima, mediante paga promessa de recompensa. *SHIRLIANO GRACIANO DE OLIVEIRA* : Foi o responsável por intermediar as negociações entre os executores e o autor intelectual do delito. *PABLO ANTONIO ALVES RODRIGUES*: Realizou o aluguel do veículo utilizado no crime portando documento falso.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas diversas armas de fogo (pistola glock calibre .40, espingarda calibre 12, revolver calibre 22, pistola PT100 e pistola G2C), munições, equipamentos eletrônicos documentações, bem como uma porção de substância entorpecente aparentemente maconha.
A operação foi desencadeada em diversas cidades do Estado do Pará (Marabá, Parauapebas, Belém), bem como do Estado do Maranhão (Imperatriz e Açailândia), com o apoio de aproximadamente 100 (cem) policiais civis, dentre eles equipes da Divisão de Homicídios do Estado do Pará, da CORE, bem como policiais civis do Estado do Maranhão.